Blog criado para a turma do 8º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Saber é Viver. Aqui serão colocadas conteúdos e atividades para os alunos.
Estamos encerrando o capítulo 6- regiões geoeconômicas: o Norte e o Sul Para o desfecho do capítulo peço que assistam os vídeos abaixo, reflitam sobre esta regionalização.
DESAFIO: Vale🌟🌟
A partir dos vídeos e do que já sabe sobre o assunto, desafio você a ler a questão número 1 do Conexões ( página 129) e criar um artigo assim como o autor da poesia acrescentado uma imagem que espelhe o seu artigo.
Que felicidade dar continuidade aos nossos
conhecimentos de Geografia, espero que todos se encontrem bem e seguros e, que
possamos superar todas as adversidades deste tempo de reclusão social.
Estamos aqui para multiplicar conhecimentos e enriquecermos
uns aos outros.
Desde já agradeço sua atenção.
Vamos começar!
Centro Educacional Saber é Viver
Geografia – Professora Simone – 8° ano
Atividade do dia: 07/04/2020
Estudando e Aprendendo
Queridos alunos, estou
compartilhando estes textos complementares com vocês com o intuito de ampliar
seus conhecimentos e sua reflexão quanto as desigualdades que existem entre os
diversos países que compõem nosso Planeta.
Texto
1-
(...) O trabalho infantil
foi uma das características mais marcantes da Revolução industrial. A concepção
era de que as crianças pobres deveriam trabalhar, porque o trabalho protege do
crime e da marginalidade, uma vez que o espaço fabril era concebido em oposição
ao espaço de rua, considerando desorganizado e desregulado. Além disso, o
trabalho das crianças permitia um aumento da renda familiar, ao mesmo tempo em
que podia ser visto como uma escola, a escola do trabalho (ALVIM, 1994:136). As
crianças eram utilizadas nas fábricas e nas minas de carvão, sendo que muitas
morriam devido ao excesso de trabalho, da insalubridade do ambiente e da
desnutrição. Entre 1780 e 1840 intensificou-se a exploração de crianças. Eram
ajudantes de cozinheiro, operadoras de portinholas de ventilação, ou nas
fábricas.
(...) As condições de vida
dos pequenos trabalhadores eram dantescas: trabalhavam até 18 horas por dia,
sob o açoite de um capataz que ganhava por produção (ARRUDA, 1984:77).
(...) Muitas fábricas eram
concebidas como uma espécie de casa de correção para crianças indigentes. As
crianças mais jovens enrolavam carreteis, as mais velhas verificavam eventuais
defeitos, recolhiam sobras de tecidos ou ajudavam a acionar a laçadeira nos
teares maiores.
(...) Os acidentes mais
comuns entre as crianças ocorriam porque elas ficavam por intermináveis horas
sobre as máquinas, muitas vezes sustentadas por uma perna-de-pau, pois seu
pequeno tamanho não lhes permitia atingir o cimo dos altos teares. (...) O
número de acidentes ocorridos não tem paralelo na história da maquinaria. (...)
BARBOSA NUNES, Isaías. O
trabalho infantil na revolução industrial inglesa
Texto
2 –
(...) Vivemos um novo
período da históriada humanidade. A
base dessa verdadeira revolução é o progresso técnico, obtido em razão do
desenvolvimento científico e baseado na importância obtida pela tecnologia, a
chamada ciência da produção. (...) Graças às novas técnicas, a informação pode
se difundir instantaneamente por todo o planeta, e o conhecimento do que se
passa em um lugar é possível em todos os pontos da Terra.
A produção globalizada e a
informação globalizada permitem a emergência de um lucro em escala mundial,
buscado pelas firmas globais que constituem o verdadeiro motor da atividade
econômica.
Tudo isso é movido por uma
concorrência superlativa entre os principais agentes econômicos – a
competitividade. (...)
SANTOS, Milton. O país
distorcido: o Brasil, a Globalização e a cidadania.
Vamos
Ler e nos divertir!
Estou
propondo a leitura dos textos complementares e, só pra ver sevocê entendeu, lá vai um desafio.
Você
tem até sexta-feira, dia 10/04/2020 para:
Enviar
uma charge ou uma imagem( foto, frases, memes, etc) sobre o assunto que os
textos tratam. Valendo 2 estrelas para quem fizer o desafio.
O
que consiste os desafios?
Uma
gincana virtual em que proponho tarefas simples.
Você
cumpre os desafios pedidos dentro do prazo exigido.
Quando
voltarmos as aulas faremos a contagem dos desafios atingidos por cada aluno.
Lembre-se
que todas as tarefas tem objetivos educacionais.
Centro Educacional Saber é Viver
Geografia – Professora Simone –8° ano
Atividade do dia: 14/04/2020
Estudando e Aprendendo
Assista o vídeo e leia o livro - Teláris Geografia - Capítulo 3 - da 54 a 58.
Bons estudos!
Tem DESAFIO no final do vídeo.
Assistam este vídeo: "Palavras repetidas"
Centro Educacional Saber é Viver
Geografia – Professora Simone – 8° ano
Atividade do dia: 17/04/2020
Estudando e Aprendendo
Assistam com atenção, pausando quando necessário. Leiam o capítulo para melhor acompanhamento
do vídeo.
As atividades propostas.
Procure o filme completo e assista!
Queridos alunos,
Aviso que segunda-feira dia 20/04/2020 será recesso escolar
e terça-feira 21/04/2020, feriado nacional.
Sendo assim não postarei atividades nestes dias.
Voltarei com as postagens na quarta-feira, dia 22/04/2020.
Atenciosamente,
Professora Simone.
Centro
Educacional Saber é Viver
Geografia
– Professora Simone – 8° ano
Atividade
do dia: 24/04/2020
Estudando e Aprendendo
Assistam ao vídeo e, faça suas anotações.
Leia os textos complementares e, faça as atividades propostas.
Para melhor visualização do texto, clique em cima da imagem com o botão direito do mouse e abra em uma nova guia.
Boa leitura!
Atividades do dia 24/04/2020
Centro Educacional Saber é Viver
Geografia – Professora Simone – 8° ano
Atividade do dia: 28/04/2020
Estudando e Aprendendo
Assista o vídeo, leia o capítulo 4 - Organizações Internacionais, páginas 72 a 77.
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