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Educacional Saber é Viver
Geografia
– Professora Simone – 8° ano
Gabarito da tarefa revisional do dia 04/12/2020
Estudando
e Aprendendo
1- No mapa abaixo faça a
distinção das regiões da América do Sul.
2- Quais as características
físicas que fazem distinção destas regiões?
América Platina- são banhados
pelos rios formadores do rio da Prata.
América Andina –
possuem semelhança tanto pela presença das cordilheiras dos Andes em seu
território quanto pelos traços históricos e culturais.
Guianas- Localizada ao norte da América do Sul, a região das
Guianas é formada pela Guiana (ex-Guiana Inglesa), Suriname (ex-Guiana
Holandesa) e a Guiana Francesa. Todas têm em comum o fato de terem sido
conhecidas como Guiana.
3- Complete o esquema abaixo com informações sobre a conferência de Berlim, realizada em 1884-1885.
4- Complete o esquema abaixo
sobre as consequências econômicas e culturais da exploração colonial europeia
no território africano do final do século XIX a meados do século XX.
5- Utilize as palavras do quadro
abaixo para explicar os motivos da influência cultural africana na América dos
dias de hoje.
a) Identifique cada região no mapa.
África Setentrional, África Ocidental, África Central,
África Meridional, África Oriental.
b) Qual o critério usado nesta regionalização?
Critérios de localização de cada parte regional.
c) Cite um país da África
central. Pessoal
d) Cite um país da África meridional. Pessoal
b) Qual o critério usado nesta regionalização?
A forma mais utilizada de regionalizar a África tem como critérios históricos, étnicos e culturais.
c) Cite dois países da África do Norte. Resposta Pessoal.
d) Cite dois países da África Subsaariana. Resposta Pessoal.
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Geografia
– Professora Simone – 8° ano
Gabarito da tarefa do dia 27/11/2020
Estudando
e Aprendendo
TAREFAS
Estamos encerrando o Capítulo 12
– África: aspectos regionais, peço que leiam as páginas 266 a 274 grifem e façam
suas anotações.
Tarefas a serem realizadas:
1- TEXTO E AÇÃO – página 261
1-Um regime democrático
é definido como sistema político que se fundamenta em ordenamentos jurídicos e
instituições políticas sólidas, tripartida nos poderes Judiciário, Executivo e
Legislativo.
Podemos citar Kofi
Annan, a democracia não é apenas a
realização de eleições (...), mas um governo que respeita a separação entre os
poderes, garante as liberdades como as de expressão, religião, associação e
outros.
2- N África predominam
regimes ditatoriais no Chade, na República centro- Africana, na Guine
Equatorial, na república Democrática do congo, e há regimes democráticos em
Mauricio, cabo Verde, Botswana, África do Sul e Gana. Regimes híbridos são
encontrados em Madagascar, Moçambique, Tanzânia e Zâmbia.
2- TEXTO E AÇÃO – página 264
1- essas religiões são
o cristianismo – tanto catolicismo como religiões protestantes – e o islamismo
sob diversas formas( sunitas, xiitas, sufistas, etc.). Essas religiões se
expandiram mais após a independência dos países africanos porque os novos
estados não tinham – e em parte ainda não têm- recursos para investir
adequadamente em saúde, educação, etc., e esse trabalho foi em grande parte
suprido por organizações religiosas.
2- Em países nos quais
as instituições democráticas são enfraquecidas, há maior tendência ao
crescimento de grupos radicais, tanto políticas como religiosas, que buscam
impô-las na sociedade por meio de leis
por uso de violência.
3- TEXTO E AÇÃO – página 268
1- África setentrional ou do norte; ocidental; oriental; central; e
meridional ou austral.
2- Por corresponder às
áreas mais férteis e úmidas do norte da África. A importância do Nilo para a
vida das pessoas explica por que a maioria da população e as principais cidades
do Egito – Cairo, Alexandria e El-Giza – estão em situadas às suas margens.
4- GEOLINK – página 269
1- A Primavera árabe
foi uma expressão criada pela mídia ocidental para se referir a uma cadeia de
acontecimentos – rebeliões populares que derrubaram governos – que ocorreram no
norte da África ( começou na Tunísia) e
se espalharam para o Oriente Médio. As causas forma aumento de desemprego e
pobreza e governos corruptos e autoritários.
2- Nem todos os países
envolvidos na Primavera Árabe conquistaram
estabilidade política e fortalecimento
da democracia. A Tunísia, em 2017, era a única que tinha consolidado o processo
democrático.
5- TEXTO E AÇÃO – página 274
1- A importância de
Nelson Mandela como líder político na dissolução do apartheid na África. Muitos
discursos de Nelson Mandela tiveram
grande importância tanto na luta contra
o apartheid e em defesa da democracia como difusão da paz e da igualdade em
todo o mundo.
2- Os desafios comuns
aos dois países a manutenção do desenvolvimento das economias e a melhoria do
IDH, especialmente com a redução da pobreza e melhor equidade social. Na
Nigéria tem o desafio de manter a paz no território, sobretudo o fim dos
conflitos no norte do país. Já a África do Sul apresenta como desafio a redução
do desemprego e a redução das desigualdades sociais étnicas herdadas do
passado.
6- CONEXÕES COM CIÊNCIAS – página
275
1- Apesar da riqueza de seus recursos naturais e da
grande quantidade de terras agricultáveis, a falta de tecnologia do campo é um
dos principais fatores que justificam o fato de a África não alcançar seu
potencial agrícola.
2- TAAT- Tecnologias
para Transformação Agrícola Africana, também conhecida como Estratégia Feed África. Trata-se de um plano, uma
estratégia para transformar a agricultura na África.
3- As organizações
citadas no texto são o Fórum para Pesquisa Agrícola, a Embrapa e a TAAT.
7- + AÇÃO – página 276
a) entre os motivos que podem ser apontados,
estão as instabilidades políticas e disputas territoriais no continente, bem
como a baixa diversificação das economias e poca industrialização.
b) O comércio externo
fortalece a economia dos países, principalmente se houver equilíbrio entre
importações e exportações.
c) O pacto tem como objetivo a criação de um quadro
comum para tarifas que facilitem a circulação de mercadorias entre os países
membros, o que favorecerá as trocas comerciais e incentivará o fortalecimento
das economias.
8- LENDO A IMAGEM – página 277
1- a) Retrata o que ocorreu no Egito, que se localiza na
África setentrional, também conhecida como África branca ou parte africana do
grande Oriente Médio.
b) Sim. Segundo
critérios étnicos, culturais e econômicos, é possível dividir a África em duas
regiões: África setentrional e África subsaariana.
2- a) Os impactos
ambientais são maiores do que os benefícios econômicos para a população de modo
geral.
b) Nigéria, Uganda,
Sudão, República Democrática do Congo, Zimbábue, etc.
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– Professora Simone – 8° ano
Gabarito da tarefa do dia 20/11/2020
Estudando e Aprendendo
Realize as tarefas pedidas! Faça com atenção!
1- Leia as páginas 256 a 262, grife e faça anotações.
PESSOAL
2- Realize o Geolink da página 252.
1- Ampliação de relações diplomáticas e comerciais
com o continente africano.
2- Por ser a África
a maior reserva natural de riquezas do mundo.
3- Faça o “Conexões” da página 253.
a) O sucesso das técnicas utilizadas na extração de
produtos tropicais, nos ciclos de cana-de- açúcar, mineração do ouro, algodão e
café, bem como em outras atividades, como a pesca só foi possível graças aos conhecimentos da
mão de obra africana.
b) Influência cultural, na culinária, na dança, na
música, na religião, no português falado no Brasil e na composição étnica da
população brasileira.
4- Realize o “ + ação ” da página 254.
1- Comparando
os dois países, Brasil e África do Sul, podemos dizer a população do Brasil é maior
que a da África do Sul, os indicadores socioeconômicos do país africano é mais
baixo do que o do Brasil.
2- a)Podem ser diversas condições, com destaque
para as consideráveis elevações nas porções litorâneas, impedindo que a umidade
avance pelo continente, até situações atmosféricas, como a faixa de alta
pressão presente ao longo do trópico de Câncer que também impede a entrada de
umidade.
b) As áreas próximas à linha do equador costumam
concentrar a maior quantidade de umidade; logo, ao entrar no continente, essa
umidade possibilita a formação da floresta equatorial.
3- Ampliar o
planejamento familiar, a distribuição de renda, os índices de escolaridade, a
estabilidade política, entre outros aspectos que podem permitir o desenvolvimento
do continente de modo a absorver o novo incremento populacional.
4- a) A fortuna de
Kadifi vem da extração do petróleo, sendo esta a principal fonte de renda do
país. A fortuna de 200 bilhões de dólares e status de homem mais rico do mundo.
b) Essa concentração de renda contribuiu para a
miséria que o país enfrenta.
5- Desmatamento,
atividades agropecuárias extensivas e cultivos de monocultura.
6- a) Trata-se da faixa sul do Saara, de clima semiárido
b) As áreas próximas aos limites dos desertos.
7- A China tem
interesse principal a importação de produtos primários e exportação para a África
de bens manufaturados. A China tem instalado multinacionais no continente,
investido na infraestrutura e emprestado grandes volumes de dinheiro. O ponto
positivo da presença chinês, pode-se dizer do desenvolvimento do continente e
como ponto negativo, a dependência econômica em relação à China.
5- Realize o “Lendo a imagem” da página 255.
1- a) A probabilidade da acentuação de climas mais
secos, intensificando à desertificação.
b) É um fenômeno de escala global. O que se vê no
mapa é que poucas áreas do planeta
apresentam baixo risco. A vulnerabilidade do continente africano, especialmente
econômica, é maior, logo, essa população sofrerá mais com seus efeitos.
c) Organizações de conferências sobre o clima e o desenvolvimento sustentável
e desenvolvimento de acordos para o clima, como Conferência de Estocolmo,
Eco-92, Rio+10, Rio+20, Acordo de paris, etc.
2- a) As Cataratas Vitória localizam-se no Zambeze, que desemboca no
Oceano Índico.
b) Angola, Moçambique, Zâmbia
e Zimbábue.
c) Mosi-Da-Tunya,
significa “fumaça trovejante”.
d) Foi o britânico David
Livingstone, no século XIX, que as batizou com esse nome em homenagem à rainha
Vitória.
6- Leia o texto complementar e, anote faça o que pede.
RESPOSTA PESSOAL.
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– Professora Simone – 8° ano
Gabarito
da tarefa do dia 13/11/2020
Estudando e aprendendo
1- Leia o capítulo 11- África:
aspectos gerias – páginas 234 a 253
2-responda:
a) Em quais hemisférios está
localizado o continente africano, tendo como referência a linha do Equador?
Hemisférios: Norte e
Sul.
b) Em qual hemisfério está
localizada a maior parte do continente africano, tendo como referência o
Meridiano de Greenwich?
No hemisfério Leste.
c) Que oceanos banham a África a
leste? E a oeste?
A Leste- Oceano Índico
A Oeste- O Atlântico
d) Que continente se localiza ao
norte da África? E a oeste?
Ao Norte está o continente
europeu e a Oeste o continente americano.
3- Analise o mapa “África:
físico” da página 236 do seu livro e responda às questões.
a) Entre que altitudes se
encontra a maior parte do território africano?
A maior parte do território
africano é de planaltos médios (
altitude média entre 200, 500 até 1500 metros acima do nível do mar).
b) Qual o pico mais elevado da
África? Qual sua altitude?
Quilimanjaro, com 5895
metros de altitude.
4- Analise o mapa da página 237-
África: principais climas. Anote os principais climas do continente africano.
Equatorial, tropical,
subtropical, mediterrâneo, semiárido desértico e frio de altitude.
5- Considerando a divisão
política e regional do continente africano, julgue as afirmações como
verdadeiras (V) ou falsas (F). Para responder, pesquise na apresentação da aula
online.
a) ( V )De acordo com a regionalização baseada na
localização dos países, o continente africano está dividido em cinco regiões:
setentrional, ocidental, central, meridional e oriental.
b) ( F ) A África Oriental é a região que
engloba menor número de países.
c) ( V ) Todas as regiões africanas possuem acesso ao
mar.
d) ( F ) A Nigéria está localizada na África
setentrional.
e) ( V ) As regiões Central e Oriental fazem
fronteira com a região Meridional.
6- Observe o mapa abaixo.
Este mapa regionaliza a África segundo critérios étnicos,
histórico e culturais.
Responda:
a) Quantos países há na África do Norte?
5 países independentes
b)Quantos países há na África subsaariana?
49 países
c)A África Subsaariana engloba quais regiões geográficas do
continente?
África Ocidental, África Central, África Oriental,
África Meridional.
7- Sobre a e escravização dos povos africanos,
responda.
a) De que forma o contato entre
europeus e africanos, a partir do século XVI, modificou a organização social e
econômica no continente africano?
Proporcionou a
ampliação do tráfico de escravos. Muitos povos da África, militarmente mais
fortes, especializaram-se em capturar e vender escravos aos comerciantes
europeus.
b) Explique como a África foi
inserida no processo de transformação do espaço geográfico mundial,
especialmente a partir do século XVI.
A África foi inserida
como fornecedora de escravos para serem levados para a América, colonizada
pelos europeus a partir do século XVI, e de
mercadorias levadas para os países europeus, como marfim, madeira, ouro
e pele de animais.
8- Sobre a partilha do continente, mapa da página 241, responda às questões:
a) Quais foram os países que
participaram da partilha do continente africano?
Grã- Bretanha, França, Alemanha,
Itália, Bélgica, Portugal e Espanha.
b) As maiores regiões da partilha
foram dominadas por quais potências europeias?
Grã- Bretanha e França.
9- Observe a charge a seguir e
responda às questões:
a) Que evento é retratado na imagem?
A partilha da África pelos países europeus.
b) Quais desdobramentos desse evento podem ser verificados
atualmente no continente africano?
Criação de fronteiras artificiais, que provocaram
conflitos étnicos e religiosos por reunir povos inimigos no mesmo território.
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Geografia – Professora Simone – 8° ano
Gabarito da atividade Revisional do dia 09/10/2020
Estudando e Aprendendo
Estude
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CONHECIMENTOS.
1- A regionalização histórico-social da
América divide o continente em:
a) Três regiões: América do Norte,
América Central e América do Sul.
b) Duas regiões:
América Latina e América Anglo-saxônica.
c) Cinco regiões: países que falam língua
inglesa, países que falam língua espanhola, países que falam francês, países
que falam holandês e países que falam português.
d) Quatro regiões: Países Platinos, Países
Andinos e Guianas e o Brasil.
2- Com relação à América Anglo-saxônica,
é correto afirmar que:
a) Corresponde a todos os países que
falam inglês do continente americano.
b) Corresponde aos países que foram
colonizados pela Espanha.
c)
Abrange apenas os Estados Unidos e o Canadá.
d) Abrange todos os países
subdesenvolvidos.
e) Corresponde aos países que integram ao
Nafta.
3- Quais
países integram a América do Sul?
A América do Sul é composta por 12 países: Argentina, Bolívia, Brasil,
Chile Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
4- A população da América do Sul
é bem miscigenada, quais os principais grupos étnicos desse subcontinente?
Os principais responsáveis
pela composição étnica da população sul-americana são os indígenas (população
nativa), europeus (colonizadores espanhóis e portugueses) e os negros
(africanos trazidos para o trabalho escravo).
Nenhum país sul-americano
possui população homogênea quanto à composição étnica, podendo algum grupo
destacar-se em determinados países. A população indígena é maioria em apenas
dois países – Peru e Bolívia. Os descendentes de europeus destacam-se na
Argentina, Uruguai e Chile. No Brasil, a população é extremamente miscigenada,
composta pelo mulato (branco + negro), caboclo (branco + índio) e o cafuzo
(índio + negro). O idioma mais utilizado pelos países sul-americanos é o
espanhol.
5- Regionalize o mapa abaixo segundo os critérios físicos e
histórico-culturais.
6- O que é o acordo USMCA?
USMCA corresponde a um
tratado de livre comércio entre Estados Unidos, México e Canadá que moderniza o
antigo acordo, chamado Nafta, que vigorava desde 1994. A renovação do acordo
foi oficializada pelo atual presidente dos Estados unidos, Donald Trump; o
presidente do México, Enrique Peña Nieto; e o primeiro-ministro do Canadá,
Justin Trudeau, durante a cúpula do G20, em Buenos Aires, na Argentina.
7- Como o
acordo USMCA foram tratados os seguintes objetivos, exceto:
a) Estabelecer regras comerciais claras e
igualmente vantajosas para os países.
b)
Estabelecer uma zona de livre circulação de pessoas, mercadorias e capitais
entre os países-membros.
c) Ajudar a desenvolver e expandir o
comércio mundial e converter-se em um dinamizador da ampla cooperação internacional.
d) Reduzir as barreiras ao comércio entre
os países-membros.
8- A América Central é uma subdivisão do
continente americano, sendo composta por 20 países. Marque a alternativa que
não é composta apenas por países da América Central.
a) Honduras, Guatemala, Trinidad e Tobago
b) Granada, Panamá, El Salvador
c)
México, Cuba, Costa Rica
d) Nicarágua, Bahamas, Haiti
e) Jamaica, República Dominicana,
Barbados
9-
Analise as alternativas
sobre a América Central e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as
alternativas falsas.
a) ( F ) Entre as três
subdivisões do continente americano (América do Sul, América Central e América
do Norte) a América Central é a que possui a maior extensão territorial.
b) ( V ) A economia da América
Central baseia-se na atividade agrícola e no turismo.
c) ( V ) O território da
América Central é dividido em América Central Continental e América Central
Insular.
d) ( F ) O Haiti é o país
centro-americano que possui os mais elevados padrões socioeconômicos, apresentando
o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessa porção do continente
americano.
e) ( V )A América Central é
mais povoada que a América do Sul e a América do Norte.
10- As
pequenas Antilhas abrangem várias ilhas de pequena dimensão, entre elas
Anguilla, Antígua e Barbuda, Guadalupe.
II. Na
América Central Continental, todas as unidades políticas são independentes.
III. Na
América Central Insular, além de países independentes, existem territórios
(ilhas ou arquipélagos) pertencentes ao reino Unido, França, aos países
baixos e aos Estados Unidos, que são, na verdade, lembranças do colonialismo
dos séculos anteriores.
Assinale
a alternativa correta:
a) apenas
a I está correta
b) apenas
a I e a II estão corretas
c) apenas
a II e a III estão corretas
d) todas
estão corretas
e)
nenhuma está correta
11- Analise as afirmativas
sobre os aspectos humanos da América e marque (F) para as alternativas falsas e
(V) para as alternativas verdadeiras.
a- ( V ) A
população continental é bastante miscigenada, com origens dos povos indígenas,
negros africanos, asiáticos e europeus (principalmente: espanhóis, portugueses,
ingleses, franceses, italianos e alemães).
b-( F ) Com 925,2 milhões de
habitantes, o continente americano é o mais populoso do planeta.
c-( V )Apesar de apresentar a
maior quantidade de países, a América Central é o subcontinente americano menos
habitado.
d-( F ) Entre os três
subcontinentes da América, a América do Sul é o que possui o maior contingente
populacional.
e-( V ) Estados Unidos e Canadá, ambos da América do
Norte, apresentam os melhores indicadores sociais de todo o continente.
12- A América Central é dividida em América Central Continental e
América Central Insular. A América Central Insular é também denominada de:
a) Paraíso
b) Antilhas
c) área de colonização
d) canal panamenho
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– Professora Simone – 8° ano
Gabarito
da tarefa do dia 02/10/2020
Estudando
e Aprendendo
1- Leia
os textos complementares sobre a América Central e faça o que se pede. (Pessoal)
2- Sobre
o texto 1- Respondam às questões:
a) O que
há de comum entre as duas imagens?
As duas imagens remetem as Repúblicas da américa Central, com países
com base agrária e não industrializados. Também devemos acrescentar que o cacho
de bananas volta os olhares para a América latina de uma forma geral.
b) Qual das informações contidas no texto vocês acharam mais curiosa? Expliquem a resposta. (Resposta Pessoal)
c)
Escrevam um comentário relacionando as duas imagens. No comentário utilizem as
informações do texto. (Resposta Pessoal)
3- Sobre
o texto 2- Leia o texto e responda:
a)
Compare o tamanho do canal do Panamá e o da Nicarágua.
Canal do Panamá – é um canal artificial que possui 82 km de comprimento, com
largura no Estreito de Culebra de 90 metros e no Lago de Gatún de 350 metros,
que corta o Panamá. No caso do Panamá, a construção durou 10 anos.
Canal da Nicarágua -278 quilômetros, 230 a 520 metros é a variação de largura prevista para o canal. Sua profundidade máxima deve ser de 27,6 metros. 8,624 km²é a área de superfície do Grande Lago da Nicarágua. A rota do canal atravessará esta grande massa de água doce, a maior da América Central, o que desperta críticas de ambientalistas. 5 anos é o tempo previsto para a obra.
b) Em
ambos os casos os países Panamá e Nicarágua ficaram subordinados a dinheiro e
controle estrangeiro, explique:
O Panamá ficou subordinado aos interesses dos Estados Unidos e o da Nicarágua aos interesses da China.
c) Por
que os países em questão aceitam que suas reservas naturais sejam destruídas
desfavorecendo a comunidade local?
Dependência econômica em primeiro lugar.
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– Professora Simone – 8° ano
Gabarito
da tarefa do dia 25/09/2020
Estudando
e Aprendendo
1- Leia os textos abaixo e faça o que se pede. (Pessoal)
A tarefa será postada na
Plataforma Plurall.
2- A tarefa será postada na Plataforma Plurall.
2- Depois da leitura dos textos e do capítulo 9- páginas 182 a 188 do seu livro. Escreva uma reflexão sobre um dos textos. (CORRIGIDO NA PLATAFORMA)
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– professora Simone – 8° ano
Gabarito
da tarefa do dia 18/09/2020
1- Leia o texto abaixo e, responda as questões.
2-
Escreva sobre o que aprendeu com o texto. (Pessoal)
3- Leia o
capítulo 8 – páginas 173 e 174. (Pessoal)
Sobre os
povos autóctones no Canadá, responda às questões.
a) Como a
palavra autóctone é empregada no Canadá?
A palavra autóctone, no Canadá, é usada para designar os indígenas,
os inuítes e mais povos aborígenes, que juntos representam 2% da população
total do país.
b) Por
que os povos autóctones atualmente representam apenas 2% da população do
Canadá?
Os habitantes originais foram massacrados num verdadeiro genocídio.
Isto ocorreu no Canadá, nos Estados Unidos, no Brasil, na Argentina e em outros
países onde muitos povos nativos desapareceram e restam apenas minorias de
outros.
c) Como
se deu a formação do território de Nunavut?
Esse território com cerca de 2 milhões de km², foi criado em 1999
após movimentos de protestos e reinvindicações dos povos nativos do Canadá. Fica
na parte noroeste, em plena região polar, o que significa que é muito pouco povoado. Nele vivem e tem
autonomia os inuítes.
4- Faça
as tarefas estipuladas abaixo.
a) Texto
e ação da página 162
Ao dividir a população total dos Estados Unidos com a área de seu
território, obtém-se a densidade demográfica do país: cerca de 33 hab./km².
Portanto, é o país mais populoso (número total de habitantes) e também o mais
povoado(densidade demográfica), poi o Canadá tem apenas 3,7 hab./km².
b) Texto
e ação da página 165
1- Resposta pessoal – mas pressupõe-se que sim, as diferenças em relação
aos imigrantes, segundo alguns autores, teria influenciado o desenvolvimento econômico
dos países. Contrastes como: lei norte-americana
de 1862-que definia a posse de 160 acres de terra para quem a cultivasse por
cinco anos- com a lei das Terras do
Brasil de 1850- que somente permitia a posse de terra mediante compra.
2- Principalmente entre o
século XIX e o início do XX.
3- Nas primeiras décadas do século XX, entre 1910 e 1930. Esse fato coincidiu
com a Primeira Guerra Mundial, que destruiu parte das instalações industriais
na Europa.
5-
Observe o mapa abaixo e escreva o que ele demonstra.
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– Professora Simone – 8° ano
Gabarito
da tarefa do dia 11/09/2020
Estudando e Aprendendo
1- Assista à apresentação de slides da aula online e leia as
páginas 163 a 167. Faça suas anotações e grife o livro, quando necessário. (Pessoal)
2- Faça o Geolink da página 177.
1- Estados Unidos. Para beneficiar-se com as
mudanças do acordo.
2- Vale ressaltar que por um lado isso pode ser
positivo para os trabalhadores mexicanos, mas por outro lado poderá levar
muitas fábricas a voltar para os Estados Unidos em função do aumento nos custos
de produção no México.
3- Essa medida visa diminuir a importação de aço e
alumínio da China, Rússia, Coreia do Sul, Brasil e outros.
3- No mapa abaixo. Regionalize
de acordo com critérios: físico, histórico-social, países e bloco econômico. Faça legenda!
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– Professora Simone – 8° ano
Gabarito da tarefa do dia
17/07/2020
Estudando e aprendendo
1-
Faça o texto e ação da página 141.
1) A expressão América latina foi uma criação do Imperador francês Napoleão
III, que em meados do século XIX almejava uma expansão imperialista da França e
criou essa expressão, porque o francês também
é um idioma de origem latina.
2) Propõem essa divisão considerando o critério de localização continental/insular e também a diversidade de
línguas oficiais de origem não latina que pode ser encontrada no Caribe.
3) Respostas pessoais.
2-
Observe a hidrografia, as altitudes e as formas do relevo do continente
americano e responda às perguntas:
a) Qual é
a cadeia montanhosa mais alta da América? Em que faixa de altitude está
classificada?
Cordilheira dos Andes. Acima de 3000 metros.
b) Em
qual planície se localiza a maior bacia hidrográfica do continente?
Planície Amazônica.
c) Qual é
a forma de relevo predominante na porção leste do continente?
Planaltos.
3- Por
apresentar grande extensão latitudinal, o continente americano possui terras em
climas muito distintos, desenvolvendo grande variedade de vegetação. Veja o
mapa abaixo.
a)
Caracterize duas formações vegetais típicas de climas frios.
Tundra, taiga ( floresta boreal). A tundra é composta por vegetação
rasteira, de musgos e líquens, e a taiga é formada por espécies coníferas.
b)
Apresente as características de dois climas quentes do continente.
Equatorial- Temperatura média anual em torno de 26°C, com pouca variação; Umidade
relativa do ar é elevada, (média anual de 90%); Úmido, com alto índice de
evaporação e altas temperaturas por todo o ano. No inverno, as temperaturas
podem chegar a 18°C durante a noite.
Tropical- A principal característica desse clima está nas elevadas temperaturas,que variam entre 32°C e 25° C. É dividido entre clima tropical seco e clima tropical úmido. as estações do ano são observadas conforme a densidade pluviométrica.
c) Na
América do Sul quais climas predominam?
Equatorial, tropical, subtropical, temperado, frio de montanha
semiárido, árido.
c) Em que
parte das Américas temos os climas mais frios?
Na América do Norte – Frio e
Frio polar
4- Considerando
a regionalização da América com base no critério histórico, cultural e
socioeconômico, relacione cada região às suas características.
(A)
América Latina
(B) América Anglo-Saxônica
( B ) Formada por países que exportam
tecnologia e produtos industrializados.
( A ) Formada por países com língua
dominante originada do latim.
( A ) Agrupa
sobretudo países em desenvolvimento.
( B ) Formada por países colonizados
principalmente pelo reino Unido.
( B ) Composta
de países desenvolvidos.
( A ) A maior parte de seus países produz e
exporta matérias- primas agropecuárias ou minerais para os países
desenvolvidos.
Geografia – Professora Simone – 8° ano
Gabarito da tarefa do dia 10/07/2020
Estudando e Aprendendo
1- Observe
o mapa abaixo e faça o que se pede.
a) Regionalize a América, segundo aspectos físicos.
b) Regionalize a América, segundo critérios Histórico- sociais.
c) Regionalize a América, segundo critério
geoeconômico.
Para isso você pode colorir, usar legendas, etc.
2- De acordo com a numeração disposta no mapa abaixo e com seu Atlas, discrimine
cada país do continente americano.
Geografia
– Professora Simone – 8° ano
Gabarito da tarefa do dia 03/07/2020
Estudando
e Aprendendo
1- Faça o
Geolink da página 128.
1) O movimento surgiu em 2004, na favela da Villa Zavaleta, em
Buenos Aires. Nasce originalmente como uma assembleia para organizar partidas
de futebol do bairro que eram disputadas sem juízes, mas ainda precisavam de
uma mínima organização. Do futebol popular, as assembleias passaram a discutir
problemas de Villa Zavaleta, como solucioná-los e, se fosse o caso, como pressionar o poder público
para resolvê-los. Hoje, a La Poderosa se estende por pelo menos 80 bairros
populares argentinos e mais 11 países.
2) Resposta pessoal – mas conclui-se que o fato de favelas
ocorrerem pelos países da América Latina, fruto do acentuado crescimento urbano
e da desigualdade social ocorrido nesses países.
3) A mobilização com suas reivindicações constitui uma tentativa
de avanço democrático na América Latina que é essencial no efetivo desenvolvimento social ou humano. Um dos
traços que distinguem os países desenvolvidos, como os estados Unidos ou a
Noruega, é que os cidadãos participam, procuram soluções para seus problemas, especialmente
para os problemas de seus lugares de moradia, e procuram atuar ativamente não
apenas solicitando a ação pública, mas também agindo, auto- organizando-se sem
esperar iniciativas vindas do Estado.
2- Faça o
“ Texto e Ação” das páginas 130 e 131.
1- a) Que o IDH acompanha em proporção as taxas do PIB per capita.
Quanto mais altos os PIB mais altos são os IDH. E inversamente proporcional
menores PIB per capita menores IDH.
b) Brasil – 79ª posição com IDH 754, sendo considerado alto.
2- a) O autor passa a
ideia de que os ricos, na verdade, são pobres em ideias, pobres por temerem por
sua segurança e a dos filhos, pobres porque não percebem o potencial dos trabalhadores
brasileiros.
b) Resposta pessoal.
c) O autor aponta que a intensa desigualdade social, as
condições precárias de moradia, a baixa escolaridade e a ineficiência das
políticas públicas em saúde e educação que provocam a violência.
Página 131.
1- A ironia
é a contradição entre as duas situações
ilustradas na charge e na manchete da matéria do jornal, que diz que houve
aumento do IDH. Na primeira, ficam explícitas as dificuldades da educação
formal e, na segunda, ficam evidentes a pobreza e a falta de moradia adequada,
pois o homem se protege contra o frio utilizando uma folha de jornal.
2- Resposta pessoal.
Mas espera-se que
entendam como o IDH é calculado, mencionando que existem três dimensões do
desenvolvimento humano – saúde, educação e padrão de vida.
3- Sobre a regionalização do
mundo “Norte e Sul”, complete com V ou F:
(
F ) Para separar os dois grandes blocos
de países é usada a linha do equador.
(
V ) A Austrália faz parte do bloco Norte
e o Brasil do bloco Sul.
(
F ) É uma regionalização do período da
Guerra Fria.
( V
) Os critérios usados nessa regionalização são socioeconômicos.
( V
) Os países do Norte correspondem aos mais ricos e desenvolvidos.
Marque a sentença correta:
a) FFFVV
b) VVFVV
c) FVFVF
d) FVFVV
4- Observe
o mapa abaixo:
Com base na imagem, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Foi elaborada com base em critérios econômicos.
b) Em azul estão os países desenvolvidos e, em vermelho, os
subdesenvolvidos.
c) Em vermelho estão aqueles países que, em maior ou menor grau,
passaram por governos socialistas ou por influências da extrema esquerda.
d) Representa o panorama da ordem política e econômica
internacional na atualidade
5- Leia a frase e observe o mapa para responder
a questão abaixo,
“Apesar das diferenças culturais, econômicas,
políticas e sociais, sempre existem alguns traços comuns que permitem
classificar os países em grupos ou conjuntos regionais.”
Indique dois critérios mais
utilizados para regionalizar o espaço mundial. Justifique esses dois critérios.
Critérios como;
continentes, paisagens, clima, etc.
Emigrante é quem sai do seu país para viver em outro país.
(RESPOSTA PESSOAL)
Página 69-
a) Foram vários fatores ou condições favoráveis, entre os quais a revolução científica
europeia, o fato de haver reservas de carvão mineral no país, de ser na época a sociedade mais aberta que a maioria das demais, pois permitia o debate, a livre iniciativa, bem como o fato de a Inglaterra estar numa ilha, algo que a protegia das constantes invasões, saques e destruições comuns na época.
b) O autor menciona o fato de a Inglaterra ser uma ilha próxima ao continente europeu, algo que facilitava a defesa e ao mesmo tempo o comércio com os demais países europeus, menciona ainda a proximidade com a América do Norte, onde os britânicos tinham colônias, que forneciam algodão para sua crescente indústria têxtil e também serviram de válvula de escape para a crescente população expulsa do campo devido à mecanização.
c) Resposta pessoal.
d) Podemos apontar a varíola e o sarampo como doenças que matavam muitas pessoas no período pré-Revolução Industrial e que permaneceram durante séculos dizimando a população. No Brasil, populações indígenas forma dizimadas por essas doenças que, hoje, são controladas através de vacinação.
Gabarito da tarefa do dia 15/05/2020
b) Critérios como: formações vegetais, os tipos de clima, o IDH, a religião, os idiomas, a distribuição das terras emersas, etc.
5- b) Pangeia
6- Velho Mundo - Novo Mundo- Novíssimo Mundo - Antártida. Faça a legenda de acordo com o que está no livro.
7- Resposta pessoal.
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