Gabaritos Geografia

DEZEMBRO

Centro Educacional Saber é Viver

Geografia – Professora Simone – 8° ano

Gabarito da tarefa revisional do dia 04/12/2020

Estudando e Aprendendo

1- No mapa abaixo faça a distinção das regiões da América do Sul.

2- Quais as características físicas que fazem distinção destas regiões?

América Platina- são banhados pelos rios formadores do rio da Prata.

América Andina – possuem semelhança tanto pela presença das cordilheiras dos Andes em seu território quanto pelos traços históricos e culturais.

Guianas- Localizada ao norte da América do Sul, a região das Guianas é formada pela Guiana (ex-Guiana Inglesa), Suriname (ex-Guiana Holandesa) e a Guiana Francesa. Todas têm em comum o fato de terem sido conhecidas como Guiana.

3- Complete o esquema abaixo  com informações sobre a conferência de Berlim, realizada em 1884-1885.

4- Complete o esquema abaixo sobre as consequências econômicas e culturais da exploração colonial europeia no território africano do final do século XIX a meados do século XX.

5- Utilize as palavras do quadro abaixo para explicar os motivos da influência cultural africana na América dos dias de hoje.

A influência africana nas manifestações culturais existentes em países americanos ao processo de escravização dos povos.

6- Nos mapas abaixo, regionalize o continente africano segundo critérios físicos e histórico- culturais.

a) Identifique cada região no mapa.

África Setentrional, África Ocidental, África Central, África Meridional, África Oriental.

b) Qual o critério usado nesta regionalização?

Critérios de localização de cada parte regional.

c) Cite um  país da África central. Pessoal

d) Cite um país da África meridional. Pessoal


a) Identifique a África do Norte e Subsaariana. No mapa acima.

b) Qual o critério usado nesta  regionalização?

A forma mais utilizada de regionalizar a África tem como critérios históricos, étnicos e culturais. 

c) Cite dois países da África do Norte. Resposta Pessoal.

d) Cite dois países da África Subsaariana. Resposta Pessoal.




NOVEMBRO

Centro Educacional Saber é Viver

Geografia – Professora Simone – 8° ano

Gabarito da tarefa do dia 27/11/2020

Estudando e Aprendendo

TAREFAS

Estamos encerrando o Capítulo 12 – África: aspectos regionais, peço que leiam as páginas 266 a 274 grifem e façam suas anotações.

Tarefas a serem realizadas:

1- TEXTO E AÇÃO – página 261

1-Um regime democrático é definido como sistema político que se fundamenta em ordenamentos jurídicos e instituições políticas sólidas, tripartida nos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

Podemos citar Kofi Annan, a democracia não é  apenas a realização de eleições (...), mas um governo que respeita a separação entre os poderes, garante as liberdades como as de expressão, religião, associação e outros.

2- N África predominam regimes ditatoriais no Chade, na República centro- Africana, na Guine Equatorial, na república Democrática do congo, e há regimes democráticos em Mauricio, cabo Verde, Botswana, África do Sul e Gana. Regimes híbridos são encontrados em Madagascar, Moçambique, Tanzânia e Zâmbia.

2- TEXTO E AÇÃO – página 264

1- essas religiões são o cristianismo – tanto catolicismo como religiões protestantes – e o islamismo sob diversas formas( sunitas, xiitas, sufistas, etc.). Essas religiões se expandiram mais após a independência dos países africanos porque os novos estados não tinham – e em parte ainda não têm- recursos para investir adequadamente em saúde, educação, etc., e esse trabalho foi em grande parte suprido por organizações religiosas.

2- Em países nos quais as instituições democráticas são enfraquecidas, há maior tendência ao crescimento de grupos radicais, tanto políticas como religiosas, que buscam impô-las na sociedade por  meio de leis por uso de violência.

 

 

3- TEXTO E AÇÃO – página 268

1- África setentrional  ou do norte; ocidental; oriental; central; e meridional ou austral.

2- Por corresponder às áreas mais férteis e úmidas do norte da África. A importância do Nilo para a vida das pessoas explica por que a maioria da população e as principais cidades do Egito – Cairo, Alexandria e El-Giza – estão em situadas às suas margens.

4- GEOLINK – página 269

1- A Primavera árabe foi uma expressão criada pela mídia ocidental para se referir a uma cadeia de acontecimentos – rebeliões populares que derrubaram governos – que ocorreram no norte da África ( começou na Tunísia)  e se espalharam para o Oriente Médio. As causas forma aumento de desemprego e pobreza e governos corruptos e autoritários.

2- Nem todos os países envolvidos na Primavera Árabe  conquistaram estabilidade política  e fortalecimento da democracia. A Tunísia, em 2017, era a única que tinha consolidado o processo democrático.

 

5- TEXTO E AÇÃO – página 274

1- A importância de Nelson Mandela como líder político na dissolução do apartheid na África. Muitos discursos de Nelson Mandela  tiveram grande importância  tanto na luta contra o apartheid e em defesa da democracia como difusão da paz e da igualdade em todo o mundo.

2- Os desafios comuns aos dois países a manutenção do desenvolvimento das economias e a melhoria do IDH, especialmente com a redução da pobreza e melhor equidade social. Na Nigéria tem o desafio de manter a paz no território, sobretudo o fim dos conflitos no norte do país. Já a África do Sul apresenta como desafio a redução do desemprego e a redução das desigualdades sociais étnicas herdadas do passado.

6- CONEXÕES COM CIÊNCIAS – página 275

1- Apesar  da riqueza de seus recursos naturais e da grande quantidade de terras agricultáveis, a falta de tecnologia do campo é um dos principais fatores que justificam o fato de a África não alcançar seu potencial agrícola.

2- TAAT- Tecnologias para Transformação Agrícola Africana, também conhecida como Estratégia  Feed África. Trata-se de um plano, uma estratégia para transformar a agricultura na África.

3- As organizações citadas no texto são o Fórum para Pesquisa Agrícola, a Embrapa e a TAAT.

7- + AÇÃO – página 276

a)  entre os motivos que podem ser apontados, estão as instabilidades políticas e disputas territoriais no continente, bem como a baixa diversificação das economias e poca industrialização.

b) O comércio externo fortalece a economia dos países, principalmente se houver equilíbrio entre importações e exportações.

c)  O pacto tem como objetivo a criação de um quadro comum para tarifas que facilitem a circulação de mercadorias entre os países membros, o que favorecerá as trocas comerciais e incentivará o fortalecimento das economias.

8- LENDO A IMAGEM – página 277

1- a) Retrata  o que ocorreu no Egito, que se localiza na África setentrional, também conhecida como África branca ou parte africana do grande Oriente Médio.

b) Sim. Segundo critérios étnicos, culturais e econômicos, é possível dividir a África em duas regiões: África setentrional e África subsaariana.

2- a) Os impactos ambientais são maiores do que os benefícios econômicos para a população de modo geral.

b) Nigéria, Uganda, Sudão, República Democrática do Congo, Zimbábue, etc.

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Geografia – Professora Simone – 8° ano

Gabarito da tarefa do dia 20/11/2020

Estudando e Aprendendo

Realize as tarefas pedidas! Faça com atenção!

1- Leia as páginas 256 a 262, grife e faça anotações.

PESSOAL

2- Realize o Geolink da página 252.

1- Ampliação de relações diplomáticas e comerciais com o continente africano.

2- Por ser a África  a maior reserva natural de riquezas do mundo.

3- Faça o “Conexões” da página 253.

a) O sucesso das técnicas utilizadas na extração de produtos tropicais, nos ciclos de cana-de- açúcar, mineração do ouro, algodão e café, bem como em outras atividades, como a pesca  só foi possível graças aos conhecimentos da mão de obra africana.

b) Influência cultural, na culinária, na dança, na música, na religião, no português falado no Brasil e na composição étnica da população brasileira.

4- Realize o “ + ação ” da página  254.

1- Comparando os dois países, Brasil e África do Sul,  podemos dizer a população do Brasil é maior que a da África do Sul, os indicadores socioeconômicos do país africano é mais baixo do que o do Brasil.

2-  a)Podem ser diversas condições, com destaque para as consideráveis elevações nas porções litorâneas, impedindo que a umidade avance pelo continente, até situações atmosféricas, como a faixa de alta pressão presente ao longo do trópico de Câncer que também impede a entrada de umidade.

b) As áreas próximas à linha do equador costumam concentrar a maior quantidade de umidade; logo, ao entrar no continente, essa umidade possibilita a formação da floresta equatorial.

3- Ampliar o planejamento familiar, a distribuição de renda, os índices de escolaridade, a estabilidade política, entre outros aspectos que podem permitir o desenvolvimento do continente de modo a absorver o novo incremento populacional.

4- a) A fortuna de Kadifi vem da extração do petróleo, sendo esta a principal fonte de renda do país. A fortuna de 200 bilhões de dólares e status de homem mais rico do mundo.

b) Essa concentração de renda contribuiu para a miséria  que o país enfrenta.

5- Desmatamento, atividades agropecuárias extensivas e cultivos de monocultura.

6- a) Trata-se da  faixa sul do Saara, de clima semiárido

b) As áreas próximas aos limites dos desertos.

7- A China tem interesse principal a importação de produtos primários e exportação para a África de bens manufaturados. A China tem instalado multinacionais no continente, investido na infraestrutura e emprestado grandes volumes de dinheiro. O ponto positivo da presença chinês, pode-se dizer do desenvolvimento do continente e como ponto negativo, a dependência econômica em relação à China.

5- Realize o “Lendo a imagem” da página 255.

1- a)  A probabilidade da acentuação de climas mais secos, intensificando à desertificação.

b) É um fenômeno de escala global. O que se vê no mapa é que  poucas áreas do planeta apresentam baixo risco. A vulnerabilidade do continente africano, especialmente econômica, é maior, logo, essa população sofrerá mais com seus efeitos.

c) Organizações de conferências  sobre o clima e o desenvolvimento sustentável e desenvolvimento de acordos para o clima, como Conferência de Estocolmo, Eco-92, Rio+10, Rio+20, Acordo de paris, etc.

2- a) As Cataratas Vitória localizam-se no Zambeze, que desemboca no Oceano Índico.         

b) Angola, Moçambique, Zâmbia e Zimbábue.

c) Mosi-Da-Tunya, significa “fumaça trovejante”.

d) Foi o britânico David Livingstone, no século XIX, que as batizou com esse nome em homenagem à rainha Vitória.

6- Leia o texto complementar e, anote faça o que pede.

RESPOSTA PESSOAL.


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Geografia – Professora Simone – 8° ano

Gabarito da tarefa do dia 13/11/2020

Estudando e aprendendo

1- Leia o capítulo 11- África: aspectos gerias – páginas 234 a 253

2-responda:

a) Em quais hemisférios está localizado o continente africano, tendo como referência a linha do Equador?

Hemisférios: Norte e Sul.

b) Em qual hemisfério está localizada a maior parte do continente africano, tendo como referência o Meridiano de Greenwich?

No hemisfério Leste.

c) Que oceanos banham a África a leste? E a oeste?

A Leste- Oceano Índico

A Oeste- O Atlântico

d) Que continente se localiza ao norte da África? E a oeste?

Ao Norte está o continente europeu e a Oeste o continente americano.

3- Analise o mapa “África: físico” da página 236 do seu livro e responda às questões.

a) Entre que altitudes se encontra a maior parte do território africano?

A maior parte do território africano  é de planaltos médios ( altitude média entre 200, 500 até 1500 metros acima do nível do mar).

b) Qual o pico mais elevado da África? Qual sua altitude?

Quilimanjaro, com 5895 metros de altitude.

4- Analise o mapa da página 237- África: principais climas. Anote os principais climas do continente africano.

Equatorial, tropical, subtropical, mediterrâneo, semiárido desértico e frio de altitude.

5- Considerando a divisão política e regional do continente africano, julgue as afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F). Para responder, pesquise na apresentação da aula online.

a) (  V  )De acordo com a regionalização baseada na localização dos países, o continente africano está dividido em cinco regiões: setentrional, ocidental, central, meridional e oriental.

b) (  F  ) A África Oriental é a região que engloba menor número de países.

c) (  V  ) Todas as regiões africanas possuem acesso ao mar.

d) (  F   ) A Nigéria está localizada na África setentrional.

e) (   V  ) As regiões Central e Oriental fazem fronteira com a região Meridional.

6- Observe o mapa abaixo.

Este mapa regionaliza a África segundo critérios étnicos, histórico e culturais.

Responda:

a) Quantos países há na África do Norte?

5 países independentes

b)Quantos países há na África subsaariana?

49 países

c)A África Subsaariana engloba quais regiões geográficas do continente?

África Ocidental, África Central, África Oriental, África Meridional.

 

7- Sobre  a e escravização dos povos africanos, responda.

a) De que forma o contato entre europeus e africanos, a partir do século XVI, modificou a organização social e econômica no continente africano?

Proporcionou a ampliação do tráfico de escravos. Muitos povos da África, militarmente mais fortes, especializaram-se em capturar e vender escravos aos comerciantes europeus.

b) Explique como a África foi inserida no processo de transformação do espaço geográfico mundial, especialmente a partir do século XVI.

A África foi inserida como fornecedora de escravos para serem levados para a América, colonizada pelos europeus a partir do século XVI, e de  mercadorias levadas para os países europeus, como marfim, madeira, ouro e pele de animais.

 8- Sobre a partilha do continente, mapa da página 241, responda às questões:

a) Quais foram os países que participaram da partilha do continente africano?

Grã- Bretanha, França, Alemanha, Itália, Bélgica, Portugal e Espanha.

b) As maiores regiões da partilha foram dominadas por quais potências europeias?

Grã- Bretanha e França.

9- Observe a charge a seguir e responda às questões:

a) Que evento é retratado na imagem?

A partilha da África pelos países europeus.

b) Quais desdobramentos desse evento podem ser verificados atualmente no continente africano?

Criação de fronteiras artificiais, que provocaram conflitos étnicos e religiosos por reunir povos inimigos no mesmo território.

OUTUBRO

Centro Educacional Saber é Viver

Geografia – Professora Simone – 8° ano

Gabarito da atividade Revisional  do dia 09/10/2020

Estudando e Aprendendo

Estude para nossa avaliação no dia 21/10/2020. Não deixe para última hora!

LEIA AS QUESTÕES COM ATENÇÃO, PESQUISANDO EM SEU LIVRO PARA RESPONDER. É UMA EXCELENTE FORMA DE ESTUDAR E FIXAR CONHECIMENTOS.

 

1- A regionalização histórico-social da América divide o continente em:

a) Três regiões: América do Norte, América Central e América do Sul.

b) Duas regiões: América Latina e América Anglo-saxônica.

c) Cinco regiões: países que falam língua inglesa, países que falam língua espanhola, países que falam francês, países que falam holandês e países que falam português.

d) Quatro regiões: Países Platinos, Países Andinos e Guianas e o Brasil.

 

2- Com relação à América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:

a) Corresponde a todos os países que falam inglês do continente americano.

b) Corresponde aos países que foram colonizados pela Espanha.

c) Abrange apenas os Estados Unidos e o Canadá.

d) Abrange todos os países subdesenvolvidos.

e) Corresponde aos países que integram ao Nafta.

3- Quais países integram a América do Sul?

A América do Sul é composta por 12 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela

4- A população da América do Sul é bem miscigenada, quais os principais grupos étnicos desse subcontinente?

Os principais responsáveis pela composição étnica da população sul-americana são os indígenas (população nativa), europeus (colonizadores espanhóis e portugueses) e os negros (africanos trazidos para o trabalho escravo).

Nenhum país sul-americano possui população homogênea quanto à composição étnica, podendo algum grupo destacar-se em determinados países. A população indígena é maioria em apenas dois países – Peru e Bolívia. Os descendentes de europeus destacam-se na Argentina, Uruguai e Chile. No Brasil, a população é extremamente miscigenada, composta pelo mulato (branco + negro), caboclo (branco + índio) e o cafuzo (índio + negro). O idioma mais utilizado pelos países sul-americanos é o espanhol.

5- Regionalize o mapa abaixo segundo os critérios físicos e histórico-culturais.



6- O que é o acordo USMCA?

USMCA corresponde a um tratado de livre comércio entre Estados Unidos, México e Canadá que moderniza o antigo acordo, chamado Nafta, que vigorava desde 1994. A renovação do acordo foi oficializada pelo atual presidente dos Estados unidos, Donald Trump; o presidente do México, Enrique Peña Nieto; e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, durante a cúpula do G20, em Buenos Aires, na Argentina.

 

7- Como o acordo USMCA foram tratados os seguintes objetivos, exceto:

a) Estabelecer regras comerciais claras e igualmente vantajosas para os países.

b) Estabelecer uma zona de livre circulação de pessoas, mercadorias e capitais entre os países-membros.

c) Ajudar a desenvolver e expandir o comércio mundial e converter-se em um dinamizador da ampla cooperação internacional.

d) Reduzir as barreiras ao comércio entre os países-membros.

8- A América Central é uma subdivisão do continente americano, sendo composta por 20 países. Marque a alternativa que não é composta apenas por países da América Central.

a) Honduras, Guatemala, Trinidad e Tobago

b) Granada, Panamá, El Salvador

c) México, Cuba, Costa Rica

d) Nicarágua, Bahamas, Haiti

e) Jamaica, República Dominicana, Barbados

9-  Analise as alternativas sobre a América Central e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

a) ( F ) Entre as três subdivisões do continente americano (América do Sul, América Central e América do Norte) a América Central é a que possui a maior extensão territorial.

b) ( V ) A economia da América Central baseia-se na atividade agrícola e no turismo.

c) ( V ) O território da América Central é dividido em América Central Continental e América Central Insular.

d) ( F ) O Haiti é o país centro-americano que possui os mais elevados padrões socioeconômicos, apresentando o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessa porção do continente americano.

e) ( V )A América Central é mais povoada que a América do Sul e a América do Norte.

10- As pequenas Antilhas abrangem várias ilhas de pequena dimensão, entre elas Anguilla, Antígua e Barbuda, Guadalupe.

II. Na América Central Continental, todas as unidades políticas são independentes.

III. Na América Central Insular, além de países independentes, existem territórios (ilhas ou arquipélagos) pertencentes ao reino Unido, França, aos países baixos e aos Estados Unidos, que são, na verdade, lembranças do colonialismo dos séculos anteriores.

Assinale a alternativa correta:

a) apenas a I está correta

b) apenas a I e a II estão corretas

c) apenas a II e a III estão corretas

d) todas estão corretas

e) nenhuma está correta

11- Analise as afirmativas sobre os aspectos humanos da América e marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.
 
a- (  V   ) A população continental é bastante miscigenada, com origens dos povos indígenas, negros africanos, asiáticos e europeus (principalmente: espanhóis, portugueses, ingleses, franceses, italianos e alemães).

b-(   F  ) Com 925,2 milhões de habitantes, o continente americano é o mais populoso do planeta.

c-(  V  )Apesar de apresentar a maior quantidade de países, a América Central é o subcontinente americano menos habitado.

d-(  F  ) Entre os três subcontinentes da América, a América do Sul é o que possui o maior contingente populacional.

e-( V  ) Estados Unidos e Canadá, ambos da América do Norte, apresentam os melhores indicadores sociais de todo o continente.

12- A América Central é dividida em América Central Continental e América Central Insular. A América Central Insular é também denominada de:

a) Paraíso

b) Antilhas

c) área de colonização

d) canal panamenho




SETEMBRO

Centro Educacional Saber é Viver

Geografia – Professora Simone – 8° ano

Gabarito da tarefa do dia 02/10/2020

Estudando e Aprendendo

1- Leia os textos complementares sobre a América Central e faça o que se pede. (Pessoal)

2- Sobre o texto 1- Respondam às questões:

a) O que há de comum entre as duas imagens?

As duas imagens remetem as Repúblicas da américa Central, com países com base agrária e não industrializados. Também devemos acrescentar que o cacho de bananas volta os olhares para a América latina de uma forma geral.

b) Qual das informações contidas no texto vocês acharam mais curiosa? Expliquem a resposta. (Resposta Pessoal)

c) Escrevam um comentário relacionando as duas imagens. No comentário utilizem as informações do texto. (Resposta Pessoal)

3- Sobre o texto 2-  Leia o texto e responda:

a) Compare o tamanho do canal do Panamá e o da Nicarágua.

Canal do Panamá – é um canal artificial que possui 82 km de comprimento, com largura no Estreito de Culebra de 90 metros e no Lago de Gatún de 350 metros, que corta o Panamá. No caso do Panamá, a construção durou 10 anos.

Canal da Nicarágua -278 quilômetros, 230 a 520 metros é a variação de largura prevista para o canal. Sua profundidade máxima deve ser de 27,6 metros. 8,624 km²é a área de superfície do Grande Lago da Nicarágua. A rota do canal atravessará esta grande massa de água doce, a maior da América Central, o que desperta críticas de ambientalistas. 5 anos é o tempo previsto para a obra.

b) Em ambos os casos os países Panamá e Nicarágua ficaram subordinados a dinheiro e controle estrangeiro, explique:

O Panamá ficou subordinado aos interesses dos Estados Unidos e o da  Nicarágua aos interesses da China.

c) Por que os países em questão aceitam que suas reservas naturais sejam destruídas desfavorecendo a comunidade local?

Dependência econômica em primeiro lugar.


Centro Educacional Saber é Viver

Geografia – Professora Simone – 8° ano

Gabarito da tarefa do dia 25/09/2020

Estudando e Aprendendo

 1- Leia os textos abaixo e faça o que se pede. (Pessoal)

A tarefa será postada na Plataforma Plurall.

2- A tarefa será postada na Plataforma Plurall.

2- Depois da leitura dos textos e do capítulo 9- páginas 182 a 188 do seu livroEscreva uma reflexão sobre um dos textos. (CORRIGIDO NA PLATAFORMA)


Centro Educacional Saber é Viver

Geografia – professora Simone – 8° ano

Gabarito da tarefa do dia 18/09/2020

Estudando e Aprendendo


1- Leia o texto abaixo e, responda as questões.

2- Escreva sobre o que aprendeu com o texto. (Pessoal)

3- Leia o capítulo 8 – páginas 173  e 174. (Pessoal)

Sobre os povos autóctones no Canadá, responda às questões.

a) Como a palavra autóctone é empregada no Canadá?

A palavra autóctone, no Canadá, é usada para designar os indígenas, os inuítes e mais povos aborígenes, que juntos representam 2% da população total do país.

b) Por que os povos autóctones atualmente representam apenas 2% da população do Canadá?

Os habitantes originais foram massacrados num verdadeiro genocídio. Isto ocorreu no Canadá, nos Estados Unidos, no Brasil, na Argentina e em outros países onde muitos povos nativos desapareceram e restam apenas minorias de outros.

c) Como se deu a formação do território de Nunavut?

Esse território com cerca de 2 milhões de km², foi criado em 1999 após movimentos de protestos e reinvindicações dos povos nativos do Canadá. Fica na parte noroeste, em plena região polar, o que significa que é  muito pouco povoado. Nele vivem e tem autonomia os inuítes.

4- Faça as tarefas estipuladas abaixo.

a) Texto e ação da página 162

Ao dividir a população total dos Estados Unidos com a área de seu território, obtém-se a densidade demográfica do país: cerca de 33 hab./km². Portanto, é o país mais populoso (número total de habitantes) e também o mais povoado(densidade demográfica), poi o Canadá tem apenas 3,7 hab./km².

b) Texto e ação da página 165

1- Resposta pessoal – mas pressupõe-se que sim, as diferenças em relação aos imigrantes, segundo alguns autores, teria influenciado o desenvolvimento econômico dos países. Contrastes  como: lei norte-americana de 1862-que definia a posse de 160 acres de terra para quem a cultivasse por cinco anos-  com a lei das Terras do Brasil de 1850- que somente permitia a posse de terra mediante compra.

2-  Principalmente entre o século XIX e o início do XX.

3- Nas primeiras décadas do século XX, entre 1910 e 1930. Esse fato coincidiu com a Primeira Guerra Mundial, que destruiu parte das instalações industriais na Europa.

5- Observe o mapa abaixo e escreva o que ele demonstra.

Demonstra, principalmente, que a população canadense se concentra na parte sul, especialmente nas proximidades do litoral do Oceano Atlântico.


Centro Educacional Saber é Viver

Geografia – Professora Simone – 8° ano

Gabarito da tarefa do dia 11/09/2020

Estudando e Aprendendo 

1- Assista à apresentação de slides da aula online e leia as páginas 163 a 167. Faça suas anotações e grife o livro, quando necessário. (Pessoal)

2- Faça o Geolink da página 177.

1- Estados Unidos. Para beneficiar-se com as mudanças do acordo.

2- Vale ressaltar que por um lado isso pode ser positivo para os trabalhadores mexicanos, mas por outro lado poderá levar muitas fábricas a voltar para os Estados Unidos em função do aumento nos custos de produção no México.

3- Essa medida visa diminuir a importação de aço e alumínio da China, Rússia, Coreia do Sul, Brasil e outros.

3- No mapa abaixo. Regionalize  de acordo com critérios: físico, histórico-social, países e  bloco econômico. Faça legenda!



AGOSTO
Gabarito das atividades revisionais do 2° Bimestre


JULHO

Centro Educacional Saber é Viver

Geografia – Professora Simone – 8° ano

Gabarito da tarefa do dia 17/07/2020

Estudando e aprendendo


1- Faça  o texto e ação da página 141.

1) A expressão América latina foi uma criação do Imperador francês Napoleão III, que em meados do século XIX almejava uma expansão imperialista da França e criou  essa expressão, porque o francês também é um idioma de origem latina.

2) Propõem essa divisão considerando o critério de localização  continental/insular e também a diversidade de línguas oficiais de origem não latina que pode ser encontrada no Caribe.

3) Respostas pessoais.

2- Observe a hidrografia, as altitudes e as formas do relevo do continente americano e responda às perguntas:

a) Qual é a cadeia montanhosa mais alta da América? Em que faixa de altitude está classificada?

Cordilheira dos Andes. Acima de 3000 metros.

b) Em qual planície se localiza a maior bacia hidrográfica do continente?

Planície Amazônica.

c) Qual é a forma de relevo predominante na porção leste do continente?

Planaltos.

3- Por apresentar grande extensão latitudinal, o continente americano possui terras em climas muito distintos, desenvolvendo grande variedade de vegetação. Veja o mapa abaixo.

a) Caracterize duas formações vegetais típicas de climas frios.

Tundra, taiga ( floresta boreal). A tundra é composta por vegetação rasteira, de musgos e líquens, e a taiga é formada por espécies coníferas.

b) Apresente as características de dois climas quentes do continente.

Equatorial- Temperatura média anual em torno de 26°C, com pouca variação; Umidade relativa do ar é elevada, (média anual de 90%); Úmido, com alto índice de evaporação e altas temperaturas por todo o ano. No inverno, as temperaturas podem chegar a 18°C durante a noite.

Tropical- A principal característica desse clima está nas elevadas temperaturas,que variam entre 32°C e 25° C. É dividido entre clima tropical seco e clima tropical úmido. as estações do ano são observadas conforme a densidade pluviométrica.

c) Na América do Sul quais climas predominam?

Equatorial, tropical, subtropical, temperado, frio de montanha semiárido, árido.

c) Em que parte das Américas temos os climas mais frios?

Na América do Norte –  Frio e Frio polar

4- Considerando a regionalização da América com base no critério histórico, cultural e socioeconômico, relacione cada região às suas características.

(A) América Latina                                  (B) América Anglo-Saxônica

(  B  ) Formada por países que exportam tecnologia e produtos industrializados.

A  ) Formada por países com língua dominante  originada do latim.

A ) Agrupa sobretudo países em desenvolvimento.

(  B  ) Formada por países colonizados principalmente pelo reino Unido.

B ) Composta de países desenvolvidos.

A  ) A maior parte de seus países produz e exporta matérias- primas agropecuárias ou minerais para os países desenvolvidos.


                          Centro Educacional Saber é Viver

Geografia – Professora Simone – 8° ano

Gabarito da tarefa do dia 10/07/2020

Estudando e Aprendendo


1-  Observe o mapa abaixo e faça o que se pede.

a) Regionalize a América, segundo aspectos  físicos.

b) Regionalize a América, segundo critérios  Histórico- sociais.

c) Regionalize a América, segundo critério geoeconômico.

Para isso você pode colorir, usar legendas,  etc.

2- De acordo com a numeração disposta no mapa abaixo e com seu Atlas, discrimine

 cada país do continente americano.

     



                           Centro Educacional Saber é Viver

Geografia – Professora Simone – 8° ano

Gabarito da tarefa do dia 03/07/2020

Estudando e Aprendendo

 

1- Faça o Geolink da página 128.

1) O movimento surgiu em 2004, na favela da Villa Zavaleta, em Buenos Aires. Nasce originalmente como uma assembleia para organizar partidas de futebol do bairro que eram disputadas sem juízes, mas ainda precisavam de uma mínima organização. Do futebol popular, as assembleias passaram a discutir problemas de Villa Zavaleta, como solucioná-los e, se  fosse o caso, como pressionar o poder público para resolvê-los. Hoje, a La Poderosa se estende por pelo menos 80 bairros populares argentinos e mais 11 países.

2) Resposta pessoal – mas conclui-se que o fato de favelas ocorrerem pelos países da América Latina, fruto do acentuado crescimento urbano e da desigualdade social ocorrido nesses países.

3) A mobilização com suas reivindicações constitui uma tentativa de avanço democrático na América Latina que é essencial no efetivo  desenvolvimento social ou humano. Um dos traços que distinguem os países desenvolvidos, como os estados Unidos ou a Noruega, é que os cidadãos participam, procuram soluções para seus problemas, especialmente para os problemas de seus lugares de moradia, e procuram atuar ativamente não apenas solicitando a ação pública, mas também agindo, auto- organizando-se sem esperar iniciativas vindas do Estado.

 

2- Faça o “ Texto e Ação” das páginas 130 e 131.

1- a) Que o IDH acompanha em proporção as taxas do PIB per capita. Quanto mais altos os PIB mais altos são os IDH. E inversamente proporcional menores PIB per capita menores IDH.

b) Brasil – 79ª posição com IDH 754, sendo considerado alto.

2-  a) O autor passa a ideia de que os ricos, na verdade, são pobres em ideias, pobres por temerem por sua segurança e a dos filhos, pobres porque não percebem o potencial dos trabalhadores brasileiros.

b) Resposta pessoal.

c) O autor aponta que a intensa desigualdade social, as condições precárias de moradia, a baixa escolaridade e a ineficiência das políticas públicas em saúde e educação que provocam a violência.

Página 131.

1- A ironia  é a contradição entre as duas situações ilustradas na charge e na manchete da matéria do jornal, que diz que houve aumento do IDH. Na primeira, ficam explícitas as dificuldades da educação formal e, na segunda, ficam evidentes a pobreza e a falta de moradia adequada, pois o homem se protege contra o frio utilizando uma folha de jornal.

2- Resposta pessoal.  

Mas espera-se que entendam como o IDH é calculado, mencionando que existem três dimensões do desenvolvimento humano – saúde, educação e padrão de vida.

3- Sobre a regionalização do mundo “Norte e Sul”, complete com V ou F: 

F ) Para separar os dois grandes blocos de países é usada a linha do equador.

V ) A Austrália faz parte do bloco Norte e o Brasil do bloco Sul.

F ) É uma regionalização do período da Guerra Fria.

( V ) Os critérios usados nessa regionalização são socioeconômicos.

( V ) Os países do Norte correspondem aos mais ricos e desenvolvidos.

Marque a sentença correta:

a) FFFVV

b) VVFVV

c) FVFVF

d) FVFVV

4- Observe o mapa abaixo:

Com base na imagem, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Foi elaborada com base em critérios econômicos.

b) Em azul estão os países desenvolvidos e, em vermelho, os subdesenvolvidos.

c) Em vermelho estão aqueles países que, em maior ou menor grau, passaram por governos socialistas ou por influências da extrema esquerda.

d) Representa o panorama da ordem política e econômica internacional na atualidade

5-  Leia a frase e observe o mapa para responder a questão abaixo,

 “Apesar das diferenças culturais, econômicas, políticas e sociais, sempre existem alguns traços comuns que permitem classificar os países em grupos ou conjuntos regionais.”

 

Indique dois critérios mais utilizados para regionalizar o espaço mundial. Justifique esses dois critérios.

Critérios como; continentes, paisagens, clima, etc.

 


JUNHO

Gabarito da atividade revisional.
Assista o vídeo da correção!


Geografia – Professora Simone – 8° ano
Atividade revisional do dia: 05/06/2020
Estudando e Aprendendo





Centro Educacional Saber é Viver
Geografia – Professora Simone – 8° ano
Estudando e Aprendendo
Olá queridos alunos!
Estou disponibilizando os gabaritos para que façam as correções com atenção. Observem se suas respostas estão dentro do que foi disposto no gabarito. As questões pessoais, corrigirei assim que estivermos juntos.
Lembre-se de deixar todas as atividades em dia por causa dos “vistos”.
OBSERVE AS DATAS DE CADA ATIVIDADE.

Até breve!

Agradeço o capricho e o empenho de cada um de vocês.


Centro educacional Saber é Viver
Geografia- Professora Simone – 8° ano
Gabarito da tarefa do dia 24/03/2020
Estudando e Aprendendo

a) De acordo com a reportagem, por que se pode dizer que, no século XXI, o Brasil entrou na rota das migrações internacionais?
O Brasil entra na rota das migrações por que destinos como EUA e Europa com fronteiras fechadas não aceitando imigrantes, a exemplo dos haitianos. No Brasil existe uma facilidade de entrada, apesar de ser um país emergente é melhor do que países subdesenvolvidos, em guerra civil ou que sofreram catástrofes naturais
b) Por que se intensificou o fluxo de haitianos no Brasil em 2010?
Por causa do terremoto sofrido no Haiti. A população que já sofria com várias precariedades, sofre ainda mais com o terremoto de 2010 e todas as mazelas trazidas por essa tragédia natural.
c) Quais fatores têm motivado fluxos migratórios em direção ao Brasil na atualidade?
Crises econômicas, guerras civis entre outros fatores.
d) Explique a diferença entre emigrante e imigrante?
Imigrante é quem entra num país estrangeiro e fica lá morando.
Emigrante é quem sai do seu país para viver em outro país.
e) Quais os preconceitos que o migrante sofre em outros países?
Xenofobia, homofobia,
f) Analise, segundo prerrogativas dos direitos humanos, se tais preconceitos são passíveis de punição.
Sim. São passíveis de punição tanto quanto aos direitos humanos internacionais e nacionais, cada país possui leis, que coíbem esse tipo de prática discriminatória.
g) Em seu livro, página 30, observe o mapa. Para onde vai, predominantemente, o migrante da América do Sul? Por quê?
Predominantemente, vai para a América do Norte. Porque buscam por qualidade de vida melhor.
2- Nas charges a seguir, faça o que se pede:
a) Para cada charge faça uma reflexão, relembrando a matéria do capítulo 1. Anote suas reflexões. (RESPOSTA PESSOAL)
b) O que você acha dos preconceitos sofridos pelos migrantes. Em nosso país você acha que esses preconceitos ocorrem? Pesquise e anote o que achar.
(RESPOSTA PESSOAL)



Centro educacional Saber é Viver
Geografia- Professora Simone – 8° ano
Gabarito da tarefa do dia 17/04/2020

Estudando e Aprendendo


Página 60-
1- A primeira foto mostra uma produção artesanal onde não há máquinas e o trabalho depende da habilidade manual do artesão. Já na foto da oficina de costura com características de manufatura nota-se uma divisão do trabalho  e máquinas simples.

2- Na transição de feudalismo para o capitalismo há a saída dos camponeses para as cidades transformando-se em mão-de-obra nas fábricas, assalariados com poder de compra.

3- A população da cidade cresceu à medida que muitos trabalhadores que saíam do campo se tornavam proletários na cidade.

4- A expansão marítimo comercial foi resultado do desenvolvimento de economia de mercado na Europa e da necessidade de se encontrar novas terras com produtos ou riquezas - como ouro, prata, açúcar, madeiras diversas - para incrementar ainda mais o comércio. Ao chegarem no continente americano, os europeus trataram de expropriar as riquezas do continente e transferi-las para as metrópoles europeias, processo que, por diversas vezes, resultou em confrontos com a população nativa.

Página 64-

1- Primeira Revolução Industrial- máquina a vapor, a locomotiva, tear mecânico.
Segunda Revolução Industrial - automóvel, a eletricidade, o avião, a linha de produção, a televisão, o telefone.
Terceira Revolução Industrial- computador, robô, aplicações da genética, a internet, a impressora 3D, o telefone celular.
Qual dessas inovações suscitou maior impacto social e ambiental? ( Resposta Pessoal)

2- Revolução técnico-científica marcada pelo advento e expansão da informática, da robótica, das telecomunicações, da engenharia genética.
Quais produtos usa? (Resposta Pessoal)

3- Primeira Revolução Industrial - trabalho exaustivo,sem direitos trabalhistas.
Segunda Revolução Industrial -  Conquista de vários direitos trabalhistas, jornada de 8 horas de trabalho, férias, pagamento de hora extra,etc.
Terceira Revolução Industrial - diminui-se a jornada de trabalho com horários mais flexíveis.
No Brasil ainda predomina a relação de trabalho utilizada na Segunda Revolução Industrial.

Página 65 - Geolink-
1- O texto menciona: " fusão de tecnologias, borrando as linhas divisórias entre as esferas físicas, digitais e biológicas" e enfatiza a expansão e o aprimoramento dos robôs e das máquinas inteligentes, que deverão substituir trabalhadores humanos em várias atividades, principalmente no setor terciário, que é o que mais gera empregos atualmente.

2- Com base na leitura do texto é possível compreender que os empregos ocupados por pessoas com baixa qualificação profissional serão extintos, pois essas tarefas serão feitas por robôs ou softwares. Logo, a oferta de emprego que ficará disponível exigirá altos níveis educacionais e habilidades muito específicas; portanto, as pessoas terão que se capacitar mais para concorrer a vagas de emprego nesse período.

Página 68-

1- a) O Japão, a Mongólia e a China ( embora uma parte tenha sido ocupada por japoneses e outra por ingleses). O Japão tornou-se desenvolvido, pois nunca foi objeto de ocupação e, assim como Europa e Estados Unidos iniciou suas industrialização desde o século XIX. Os demais  se tornaram países pobres durante algum tempo, mas a China vem crescendo a um ritmo acelerado desde 1980 e hoje é um país que conhece a Terceira Revolução Industrial.

b) Foi o Reino Unido; seu apogeu ocorreu no século XIX, ocasião em que dominava cerca de metade do mundo.

2- O colonialismo mercantilista produziu colônias de exploração, as quais eram voltadas para gerar riquezas para as metrópoles e que utilizavam trabalho escravo. Isso produziu uma economia voltada para exportar matérias-primas a baixos preços e uma sociedade com extremas desigualdades sociais.

Página 69-
a) Foram vários fatores ou condições favoráveis, entre os quais a revolução científica 
europeia, o fato de haver reservas de carvão mineral no país, de ser na época  a sociedade mais aberta que a maioria das demais, pois permitia o debate, a livre iniciativa, bem como o fato de a Inglaterra estar numa ilha, algo que a protegia das constantes invasões, saques e destruições comuns na época.

b) O autor menciona o fato de a Inglaterra ser uma ilha próxima ao continente europeu, algo que facilitava a defesa e ao mesmo tempo o comércio com os demais países europeus, menciona ainda a proximidade com a América do Norte, onde os britânicos tinham colônias, que forneciam algodão para sua crescente indústria têxtil e também serviram de válvula de escape para a crescente população expulsa do campo devido à mecanização. 
c) Resposta pessoal.
d) Podemos apontar a varíola e o sarampo como doenças que matavam muitas pessoas no período pré-Revolução Industrial e que permaneceram durante séculos dizimando a população. No Brasil, populações indígenas forma dizimadas por essas doenças que, hoje, são controladas através de vacinação.

Página 70-

1- a) Lixo eletrônico é todo material descartado de equipamentos eletrônicos usados, tais como computadores, celulares, tablets, televisores, etc.

b) O maior impacto é a contaminação por causa das substancias químicas, como chumbo, o mercúrio, que poluem o solo e a água.

c)O tema é objeto de discussão na esfera do poder legislativo, mas até o momento (2018) ainda não foi aprovado um projeto específico a esse respeito no Brasil.

d) Resposta Pessoal.

2- a)O consumo ( de água, alimentos, roupas, etc) é necessário para a vida do ser humano. Consumismo é o consumo exagerado de bens e serviços, muitos até desnecessários, o que pode provocar um desiquilíbrio ambiental no que se refere aos recursos naturais do planeta, que são finitos.

b) Não. Em alguns países mais pobres, o consumo é inferior à satisfação das necessidades básicas da população, enquanto nos países desenvolvidos em geral e em alguns em desenvolvimento, o consumismo é intenso.

c) Resposta Pessoal.

Página 71-
1- a)Não. países como a China, maior exportador de produtos com alta tecnologia, ainda é considerado país subdesenvolvido.

b) Estados Unidos, Alemanha e China.

c) Não. Poucos países produzem mercadorias com alta tecnologia.

d) Não é um grande exportador de produtos de alta tecnologia, pois o volume foi menor que 20 bilhões de dólares, mas faz parte de um reduzido grupo de países com capacidade para exportar esse tipo de produto.

2- Segunda Revolução Industrial observa-se uma linha de montagem.



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Geografia- Professora Simone – 8° ano
Gabarito da tarefa do dia 24/04/2020
Estudando e Aprendendo

1- Responda:
a) O que são organizações internacionais?
    São órgãos que visam a resolução de problemas mundiais em comum a todos os povos. Congregam e atuam em vários países e se ocupam de temas variados: manutenção da paz, meio ambiente, saúde, trabalho, comércio e outros.

b) Por que as organizações internacionais são importantes mundialmente?
    Pois contribuem para a construção de uma cidadania global na medida em que tentam promover o desenvolvimento econômico-social em todos os países.

c) A ONU é uma das organizações mais poderosas do mundo. Quais são seus objetivos?
    Seus objetivos são: promover a cooperação entre os povos e o desenvolvimento econômico e social dos Estados mais pobres, garantir os direitos humanos e criar condições que mantenham a justiça e o direito internacional, além de se ocupar da proteção do meio ambiente, promove ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.

d) De acordo com a resposta acima, os objetivos da ONU, você acha que essa organização tem desempenhado adequadamente seu papel?
Resposta Pessoal.
e) Escreva sugestões (ideias) para a ONU. Escreva cinco sugestões.
Resposta Pessoal.

f) Você acha que países do Norte geoeconômico exercem maior poder representativo na ONU?
     Sim. Pois os membros permanentes do Conselho de Segurança formado por Estados Unidos, Rússia, França e Reino Unido pertencem ao Norte geoeconômico com exceção da China.

g) Você sabe que o colonialismo exerceu influência vital para que o Sul geoeconômico fosse subdesenvolvido. O que organizações internacionais podem fazer por esses países?
     De uma forma geral, as organizações internacionais ajudam países subdesenvolvidos com problemas sociais, econômicos, ambientais entre outros.

2 – Pesquise ações, campanhas, proposições (atividades) da ONU no Brasil. Responda a estas questões: Resposta pessoal
a) Essas ações surtem efeito? Resposta pessoal

b) Para quem se destinam? Resposta pessoal



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Geografia – Professora Simone – 8° ano
Gabarito da tarefa do dia 08/05/2020
Estudando e Aprendendo
 Texto e ação da página 76-
1- Resposta pessoal.  Cabe ressaltar que os programas e fundos da ONU para refugiados, para o desenvolvimento humano e para o meio ambiente, entre outros têm atuado de forma intensa nos últimos anos.

2- O poder de veto não é, de fato, democrático (afinal apenas cinco membros têm de fato esse direito).
______________________________________________________
Geolink página 77-
1- O autor tem uma opinião positiva sobre a ONU, pois afirma que ela “representa a inovação política mais importante do século XX” e que “o valor exato da paz, da redução da pobreza e da cooperação ambiental possibilitada pela ONU é incalculável”.

2- O autor sugere, em primeiro lugar, um aumento no financiamento da ONU. Em segundo lugar, sugere adequar a ONU para a nova era de desenvolvimento sustentável, o que significa fortalecer sua expertise em diversas áreas ligadas ao tema. Por fim, sugere uma reforma na governança da ONU.

3- A região da Ásia- Pacífico, pois é região do globo mais populosa e só tem um representante permanente no Conselho de Segurança da ONU: a China. O autor também considera que a África e a América latina não estão devidamente representadas nesse Conselho.
4- Resposta pessoal.
5- Resposta pessoal.
_______________________________________________________
Texto e ação da página 80-
1- a) Por uma tradição: como foi primeiro a discursar em 1947, ocasião da primeira reunião dessa Assembleia e na qual o Brasil era representado por Oswaldo Aranha, o costume ficou consolidado.
b) Resposta pessoal.  Podemos mencionar a ACNUR – Agência das Nações unidas para Refugiados e o PNUMA- Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

2- Resposta pessoal. Cabe destacar que os patrimônios- naturais, culturais ou mistos – são importantes para a humanidade, são heranças do passado e o dever da geração atual é preservá-las para as futuras gerações.

3- Essas instituições financeiras forma fundadas juntas em 1944, durante os Acordos de Bretton Woods, quando 44 países debateram a situação econômica após a Segunda Guerra Mundial. O objetivo era discutir a situação financeira global no mundo pós-guerra. Após esse período, os objetivos do FMI e do Banco Mundial passaram a ser, principalmente, ajudar os países necessitados de empréstimos e diminuir a pobreza no mundo.

4- Por causa das medidas recessivas que propõe para os países endividados: alta nas taxas de juros, controle dos gastos públicos, restrições aos aumentos salariais, etc. Os alunos podem citar a Argentina, no ano de 2018, a Grécia e a Itália, no decorrer da década de 2010, resultado das reformas propostas pelo FMI e adotadas pelos governos desses países.
________________________________________________________
Texto e ação da página 83-
Resposta pessoal. Cabe esclarecer que os EUA são o país com maiores acordos militares, em praticamente todas as regiões do globo, pois são uma superpotência e, também pelo seu papel histórico, adquirido após a Segunda Guerra Mundial, de uma espécie de guardião do chamado mundo capitalista.



________________________________________________________
Texto e ação da página 86-
1- a) A OCDE é composta de 36 Estados-membros, desde países da Europa ocidental, EUA, Canadá, e da Ásia (Japão e Coreia do Sul) e da Oceania (Austrália e anova Zelândia). Busca defender os princípios do regime político democrático e da economia de mercado, com a intenção de diminuir as desigualdades sociais.

b) Resposta pessoal. O que pode ser percebido é que entre os países da OCDE estão diversos países desenvolvidos, o que abriria a possibilidade de parcerias, favorecendo a entrada de mercadorias produzidas no Brasil em mercados europeus ou de outros países.

2- Sim. Grande parte desses grupos ou das organizações internacionais interestatais forma criadas após alguma crise ou para prevenir futuras crises, principalmente de natureza econômica. Mas eles também foram criados para promover a cooperação econômica, especialmente comercial, entre os países-membros.
________________________________________________________
Texto e ação da página 89-
a) Isso pode ser explicado pela grande diminuição na produção da Arábia Saudita, o maior exportador mundial. Essa diminuição nas exportações do país gerou um aumento nos preços do petróleo.

b) a grande mudança é o notável aumento na produção estadunidense a partir de 2010, pois o país sempre havia sido o maior importador mundial e, aos poucos, está se tornando autossuficiente. Outra mudança foi o advento da Rússia a partir dos anos 1990 como grande produtor (e exportador) mundial de petróleo. Esses dois fatos podem ter efeito nos preços do combustível, levando a um declínio nos preços.

c) Sim, pois países não pertencentes a essa organização estão se tornando os maiores produtores mundiais de petróleo: EUA, Rússia e Canadá.
________________________________________________________
Texto e ação da página 92-
1- Resposta pessoal. Percebe-se que as organizações não governamentais internacionais surgiram da necessidade de auxílio a povos em contexto internacional, visando a resolução de problemas de urgência, o respeito aos direitos humanos e a manutenção da paz mundial.
2- Resposta pessoal.
________________________________________________________
Conexões com História da página 93.
a) A Revolução Industrial, em especial no século XIX, produziu avanços nos transportes e nas comunicações e gerou problemas impossíveis de serem resolvidos no âmbito de apenas um país isoladamente. O aumento na produção e no comércio internacional com a industrialização suscitou a necessidade de se criar organizações internacionais para regular o comércio entre nações, questões de saúde, tarifas, pesos e medidas, patentes, etc. Com isso forma criadas várias organizações internacionais interestatais e outras não estatais, ou seja, não governamentais.

b) A partir do final da Segunda Guerra mundial ocorreu um grande desenvolvimento econômico e várias inovações tecnológicas. E aumentou enormemente o número de países, pois houve uma descolonização na África e na Ásia com o consequente surgimento de Estados independentes onde antes existiam colônias. Isso é o que as autoras do texto chamaram de desagregação dos impérios (europeus), o que criou um clima favorável à multiplicação de organizações internacionais, tanto as interestatais como as não governamentais. Também o advento de novos problemas internacionais, tais como questões ligadas ao mesmo ambiente, direitos humanos, migrações e refugiados, epidemias que se espalham por vários países, etc., levou a multiplicação das organizações internacionais na segunda metade do século passado.

c)  A ONU de fato passou a ter um papel mais relevante após o fim da Guerra Fria. E esse novo ativismo que o texto menciona é a atuação da ONU em áreas onde ela pouco atuava anteriormente, como envio de tropas para pacificar certas áreas de conflitos ou catástrofes, mais ajuda a países pobres, metas para o desenvolvimento sustentável e para maior participação feminina no trabalho, na escola, na vida política dos países, etc.
d) Resposta pessoal.
_______________________________________________________
+ ação da página 94 –
1- a) Inclusivos- incluir todos os meninos e meninas
Melhor capacidade de resposta- que a escola deve adaptar-se à realidade de cada país ou região, inclusive às mudanças nessa realidade.
Resiliente – capaz de adaptar-se a mudanças.
b) Resposta pessoal.

2- a) Sim. As mulheres constituem pouco mais da metade da humanidade e, se forem discriminadas e tiverem menos direitos que os homens, isso significa que os direitos humanos não são plenos, ou seja, não alcançam todos os seres humanos.

b) Sim. A educação é importante para o empoderamento de qualquer ser humano. O argumento fica a critério do aluno, mas cabe ressaltar que é a educação que permite a consciência dos direitos e uma participação mais ativa na sociedade, além de ser o principal instrumento para melhora a quantidade de vida das pessoas.
_______________________________________________________
Lendo a imagem da página 95 –
a) Ironiza o poder de veto dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, fato do qual discorda. Ele está ironizando esse fato e afirmando que são 64 anos de injustiça.
b) Resposta pessoal.

2- a) Observe que na imagem acontece um resgate e que sem ele, possivelmente, as pessoas que estão na embarcação teriam ainda mais dificuldades para concluir a travessia e, poderia ter um fim trágico.
b) Resposta pessoal.




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Geografia – Professora Simone – 8° ano
Gabarito da tarefa do dia 15/05/2020
Estudando e Aprendendo

Complete o texto com palavras-chave.
Região e regionalização
     Região é o conjunto de áreas com características semelhantes que as distinguem e identificam em relação a outras áreas.
     Regionalização é a divisão de um espaço em regiões.
       Há dois tipos de critérios para delimitar regiões no espaço geográfico mundial: físico-naturais e humanos.
       Como critérios físico-naturais podemos citar a distribuição das terras emersas, tipos de clima e os tipos de vegetação. Como critérios humanos podemos citar aspectos políticos, sociais, históricos e econômicos dos países. A escolha do critério depende do assunto que se pretende estudar ou observar.
       O estudo por regiões ajuda a compreender como um fenômeno se distribui no espaço ou as características comuns de determinada área, sendo utilizado por órgãos governamentais, institutos de pesquisa, universidades etc. com o objetivo de orientar o planejamento de políticas públicas e divulgar dados e informações.

Leia os títulos das notícias. Depois, faça a atividade.
1- Que regiões do mundo estão destacadas nas notícias? Na sua opinião, que tipo de critério foi usado para delimitá-las?
União Europeia, primeiro mundo e países emergentes. Critérios humanos.
Pesquise a palavra generalizar no dicionário. Explique através do que observou nos mapas acima como se aplica a geografia.
Generalizar-

Tarefa do dia 15/05/2020
1- Sobre o conceito de região e suas aplicações, julgue as afirmativas como verdadeiras ou falsas e marque a única afirmativa falsa.
II. Qualquer região deve ser estudada como uma unidade homogênea, que não possui diversidades internas, nem relação com outros espaços.

2- Regionalizar o espaço significa agrupar áreas com características semelhantes.
a) Nos permite estudar os países em conjunto; nos faz entender como um fenômeno se distribui no espaço geográfico; Facilita a administração das políticas públicas.
b) Critérios como: formações vegetais, os tipos de clima, o IDH, a religião, os idiomas, a distribuição das terras emersas, etc.

3-O mundo é atualmente dividido entre países do Norte e países do Sul. Sobre essa divisão, assinale a alternativa correta:
d) A desigualdade mundial fica evidente quando se observa que os países do Norte detêm 60% da riqueza mundial e apenas 26% da população total do globo terrestre.
4- Observe o mapa abaixo.
a) Faça um título para este mapa, regionalizando-o.
Mapa Múndi: Continentes (sugestão – Resposta pessoal)
b) Não. A ocupação do território e as características históricas e culturais também foram critérios para definir os continentes, como acontece com a África, a Ásia e a Europa que são considerados continentes diferentes, mesmo sendo uma porção de terra “única”.
5- A atual distribuição e configuração das terras emersas do planeta terra é resultado:
c) Da fragmentação e do afastamento das terras a partir do movimento constante das placas tectônicas.


Centro Educacional Saber é Viver
Geografia – Professora Simone – 8° ano
Gabarito da tarefa do dia 22/05/2020
Estudando e Aprendendo

Atividades do livro-
Texto e ação da página 101-
1)Todas as formas de regionalizar são corretas, não havendo uma melhor que a outra, porque respondem a um objetivo.
2) Resposta Pessoal.
Texto e ação da página 103-
1)Sim, pois cerca de 73% da superfície terrestre do globo é constituída por água, pelos oceanos e mares.
2)O critério é extensão territorial: a Austrália é considerada o menor continente e a Groenlândia, a maior ilha. Opinião: critério questionável, embora não exista nenhum outro que seja de fato melhor.
Geolink da página 111-
1) Pesquisadores e as pessoas do apoio só se deslocam por esse espaço durante o verão antártico que ocorrem entre outubro e março.
2) O Tratado da Antártica foi firmado em 1° de dezembro de 1959 e proíbe a militarização e invasão de qualquer país ou continente, reservando-o apenas e exclusivamente para pesquisas científicas desenvolvidas por pesquisadores de vários países. A Antártica é fundamental para as pesquisas sobre a história do surgimento da Terra, além dos estudos ambientais desenvolvidos na região.
Conexões com Ciências da página 113-
1) O aquecimento climático global está afetando também a biodiversidade da Antártida, porque provoca o aumento do degelo. Assim, o pinguim-imperador e o pinguim-de-adélia estão sendo afetados em sua distribuição geográfica no continente à medida que avança o degelo; isto é, estão se dirigindo para o polo Sul.
2)Únicas e endêmicas pois só existem lá, porque dependem das condições ambientais (clima, geleiras, fauna aquática, etc.) da Antártica.
3) Será o perdedor, caso prossiga a expansão do degelo. Essa expansão abre caminho, pela primeira vez, para o estabelecimento de espécies não nativas na Antártida.
+ ação da página 114-
1) Ao fato da espécie homo sapiens ter se originado no continente africano e, só nos últimos 70 mil anos se espalhou para o restante do mundo. A África é o lugar de origem (“a mãe”) do atual gênero humano.
2) O extermínio de indígenas, a escravização de algumas etnias e escravização dos africanos.
3) a- Eles vêm do ponto de vista dos europeus, pois numa perspectiva dos nativos das Américas ou da Oceania essas expressões não têm sentido. Os europeus chamaram a América de Novo Mundo porque era novo para eles, assim como posteriormente a Oceania.
b- Após a expansão marítimo-comercial da Europa, iniciada no século XV e especialmente com a Revolução Industrial, que tornou as nações europeias mais fortes econômica e militarmente em comparação com outras potencias da época.
4) a- O afinamento das plataformas de gelo não provoca a elevação do nível do mar diretamente porque elas já estão sobre o mar. Entretanto, o derretimento dessas plataformas abre caminho para que o gelo que está sobre o continente (aprisionado no manto) deslize mais facilmente para o mar.
b- A causa apontada no texto é o aquecimento global e não se trata de uma variação natural do clima, mas de um aumento de 2,5°C na temperatura atmosférica média dessa península.
Lendo a imagem da página 115-
1) a- Branco (gelo), tons de marrom (solo), tons de cinza (pedras).
b- O derretimento do gelo é a causa de observarmos outras cores que não o branco.
2) a- A bandeira brasileira.
b- A quantidade de gelo, as roupas e os calçados das pessoas.
c- Importância científica e geopolítica para o Brasil.
Faça uma pesquisa sobre regionalizações do planeta e, descubra a diversidade de critérios. Anote o que encontrou no seu caderno.
Resposta Pessoal.
Pesquise sobre o Tratado da Antártida e, descubra o que pode acontecer depois de 2041.
Resposta Pessoal.
Centro Educacional Saber é Viver
Geografia – Professora Simone – 8° ano
Atividade do dia: 29/05/2020
Estudando e Aprendendo

1-Sobre o conceito de região e suas aplicações. Julgue as alternativas como verdadeiras ou falsas.
( V ) As regionalizações são construções humanas. Já que são os seres humanos que determinam os limites entre as regiões. Portanto, os limites das regiões não são estáticos.
( F ) Qualquer região deve ser estudada como uma unidade homogênea, que não possui diversidades internas, nem relação com outros espaços.

( V ) As regiões são importantes ferramentas de trabalho para a Geografia, porém seu estudo requer cuidados para que não se caia  em generalizações erradas ou exageradas.
2- (  X ) É uma classificação utilizada para distinguir os países durante a guerra fria, na antiga divisa do mundo bipolar.


3–a) Vermelho     Américas
b) Amarelo  Ásia   
c) Preto   África  
d) Verde   Oceania
e) Azul     Europa 
f) Cinza     Antártida

4-a) Ásia           b) África           c) América           d) Europa           e) Oceania

5- b) Pangeia  

 6- Velho Mundo - Novo Mundo- Novíssimo Mundo - Antártida. Faça a legenda de acordo com o que está no livro.

7- Resposta pessoal.
 



             



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