Gabaritos Ciências

Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo –8ºano

Tarefa Revisional do dia: 02/12/2020

Estudando e Aprendendo:

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

 

Atividades

 

1) Como as drogas podem prejudicar nosso relacionamento com o mundo ao redor ?

 

Resposta: a agressividade e introspecção causada pelo uso de drogas pode levar ao afastamento do convívio sócia e gerar violência entre pessoas

 

 

2) Como o cigarro prejudica nossa saúde?

 

Resposta: causando várias doenças cardiovasculares e respiratórias, como câncer. Há também o prejuízo da saúde de quem convive em ambiente com fumaça de cogarro

 

3) Como o álcool altera nosso organismo ?

 

Resposta: reduzindo reflexos e alterando nossa consciência, podendo gerar comportamentos violentos

 

 

4) Explique como as drogas causam dependência química

 

Resposta: as drogas atuam numa área do cérebro responsável pela recompensa, gerando sensação de prazer

 

5) Cite 3 tipos de drogas legais e 3 tipos de drogas ilegais

 

Resposta: legais: remédios, cigarro e álcool

Ilegais: cocaína, heroína, maconha

 

6)  Qual é a diferença entre legalização e liberalização das drogas ?

 

Resposta: Legalização - todo o processo das drogas seria controlado pela legislação desde o plantio, passando pela produção e sua distribuição. Tal qual acontece com as bebidas alcoólicas e o tabaco.

Liberalização - seria deixar todos ou certos tipos de drogas liberadas, circulando de forma legal.

 

7) Como poderíamos ajudar uma pessoa com problemas com drogas ?

 

Resposta: esclarecendo os efeitos e problemas que a droga traz pra vida e para seu convívio

 

8) Cite 3 problemas psicológicos que as drogas podem causar

 

Resposta: esquizofrenia, alucinações e síndrome do pânico

 

9) O que é abstinência ?

 

Resposta: São sintomas que atingem o dependente químico, causando desconforto psíquico (irritação, angústia, depressão, agitação, etc.) e até fisico no caso de algumas drogas (alteração da frequência cardíaca e pressão arterial, tremores, diarréia e sudorese) que acontece quando há uma redução e/ou a diminuição do consumo recorrente e usual do abusador e do dependente químico. 

 

 

10) Explique o que são drogas alucinógenas, depressoras e estimulantes

 

Resposta:

Alucinógenas: São aquelas drogas cujos efeitos são relativos à distorção das atividades cerebrais, podendo causar perturbações quanto ao espaço e tempo; distorções nos cinco sentidos e até mesmo alucinações

 

Estimulantes: Aumentam a atividade cerebral. Assim, dão sensação de alerta, disposição e resistência, mas que, ao fim de seus efeitos, conferem cansaço, indisposição e depressão, devido à sobrecarga que o organismo se expôs.

 

Depressoras: Tais drogas apresentam uma diminuição das atividades cerebrais de seu usuário, deixando-o mais devagar, desligado e alheio; menos sensível aos estímulos externos





Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 8º ano

Tarefa do dia: 07/10/2020

Estudando e Aprendendo: Revisão para Prova

Correção

 

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

Atividades

 

1) Cite 2 tipos de materiais isolantes e 2 materiais condutores

Resposta: Isolantes: plástico e borracha

Condutores: metais e água salgada

2) Qual é a função do fio terra em aparelhos elétricos?

Resposta: Faz com que o excesso de carga elétrica do corpo seja rapidamente transferido ao solo

3) O que é um material condutor?

Resposta: Um material condutor deixa cargas elétricas se moverem com bastante facilidade

4) Qual é a diferença entre usinas hidrelétricas e usinas termelétricas ?

Resposta: Na hidrelétrica, utiliza-se a energia do fluxo da água para gerar energia, nas termelétricas, utiliza-se a queima de algum combustível para gerar vapor d’água, que movimenta turbinas para gerarem energia

5) Por que podemos dizer que a geração de eletricidade por usinas hidrelétricas não é totalmente limpa, isto é, não causa nenhum tipo de poluição?

Resposta: pois o alagamento causado leva a decomposição de matéria orgânica, que libera gases do efeito estufa, como o metano

 

6) Como as usinas termelétricas podem causar impactos socioambientais ?

Resposta: a queima de biodiesel ou carvão aumenta a emissão de poluentes na atmosfera e a ocupação de grandes áreas pode desocupar populações locais e devastar grandes áreas

 

7) Cite vantagens e desvantagens da geração de energia eólica

Resposta: vantagens: não emite gases poluentes

Desvantagens: ruídos prejudiciais para a população local

8) Explique o que é energia de biomassa

Resposta: usa como fonte a matéria orgânica, liberando baixas quantidades de gases poluentes

9) Explique o significado de “energia limpa”

Resposta: é o tipo de energia que libera baixas quantidades de poluentes ou nenhuma quantidade de poluentes no ambiente, causando pouco ou nenhum impacto socioambiental

 



Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 8º ano

Exercícios da aula do dia: 22/07/2020

Estudando e Aprendendo:

Atividades

 

 

1)Explique por que as usinas de biomassa podem ser consideradas geradoras de energia limpa?

Resposta: Pois usam fontes de energia renováveis e os gases liberados são filtrados

 

2)Qual é o nome das máquinas que transformam a energia dos ventos em energia elétrica?

Resposta: Para a produção de energia elétrica, são usados geradores que transformam a energia cinética do movimento das pás.

 

3)Em que região do Brasil estão os maiores parques eólicos ? Por que?

Resposta: No nordeste, pois há uma boa disponibilidade de ventos

 

4)Explique como as marés  produzem energia elétrica

Resposta: Com o movimento de subida e descida das ondas, a turbina é acionada, gerando energia elétrica.

 

5)Cite algum exemplo de material que serve como fonte de biomassa

Resposta: Bagaço de cana, resíduos de madeira e lixo orgânico, por exemplo

 

 




Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 8º ano

Tarefa do dia: 15/07/2020

Estudando e Aprendendo: Correção

 

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

Atividades

1) Explique a diferença entre recursos naturais renováveis e não renováveis

Resposta: os recursos naturais não renováveis se acabarão um dia, como petróleo e outros minerais, os recursos naturais renováveis podem ser repostos , como energia solar e eólica

 

2) Cite 3 tipos de recursos não renováveis usados na geração de energia elétrica

Resposta: Carvão mineral, gás natural e petróleo

 

3)Explique, resumidamente, como a força da água ajuda na produção da energia elétrica

Resposta: a água represada, quando liberada, passa com muita força por uma turbina, fazendo a girar. O movimento da turbina, que é ligada a um gerador, causa a geração da energia elétrica

 

4) Como as usinas hidrelétricas podem causar impactos socioambientais ?

Resposta: o alagamento da região pode causar remoção das populações locais, causando prejuízo econômico, e prejudicar seres vivos locais, sejam micro organismos , animais, plantas , entre outros

 

 

5)Qual é a diferença entre usinas hidrelétricas e usinas termelétricas ?

Resposta: Na hidrelétrica, utiliza-se a energia do fluxo da água para gerar energia, nas termelétricas, utiliza-se a queima de algum combustível para gerar vapor d’água, que movimenta turbinas para gerarem energia

6) Por que podemos dizer que a geração de eletricidade por usinas hidrelétricas não é totalmente limpa, isto é, não causa nenhum tipo de poluição?

Resposta: pois o alagamento causado leva a decomposição de matéria orgânica, que libera gases do efeito estufa, como o metano.

 



Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 8º ano

Exercícios da aula do dia: 08/07/2020

Estudando e Aprendendo: Correção

Atividades

1) O que é eletrização? Cite 3 exemplos

Resposta: é o processo de tornar um corpo eletricamente neutro em um corpo eletricamente carregado. Há 3 tipos: eletrização por atrito, por contato e por indução

 

2) Qual é a diferença entre materiais condutores e isolantes?

Resposta: Um material condutor deixa cargas elétricas se moverem com bastante facilidade, já nos isolantes, as cargas não se movem com facilidade, oferecendo grande resistência.

 

3) Qual é a importância do fio terra em aparelhos elétricos?

Resposta: Faz com que o excesso de carga elétrica do corpo seja rapidamente transferido ao solo.

 

4) Cite os 3 tipos de eletrização e explique cada um deles

Resposta: eletrização por atrito: quando esfregamos dois corpos, alguns desses elétrons migram de um corpo para o outro.

Eletrização por contato : Este tipo de eletrização ocorre quando um corpo condutor está carregado e entra em contato com um outro corpo. Parte da carga irá ser transferida para o outro corpo.

Eletrização por indução : A eletrização por indução pode ocorrer sem contato entre os corpos. Quando um corpo eletrizado (indutor) é aproximado de um condutor (induzido), inicialmente neutro, induz neste uma distribuição de cargas.

 

 

5) Cite 2 materiais isolantes e 2 materiais condutores

Resposta: Isolantes: plástico e borracha

Condutores: metais e água salgada





Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 8º ano

Tarefa do dia: 16/09/2020

Estudando e Aprendendo

Exercícios

 

1) Quando a pilha foi inventada ? Por qual cientista?

Resposta: Em 1775, por Alessandro Volta

 

 

 2) Qual é a importância do cientista Michael Faraday para o desenvolvimento de estudos e de tecnologias baseadas na eletricidade ?

Resposta: Desenvolveu um dispositivo gerador de corrente elétrica

 

 3) Se o mundo ficasse 1 mês sem eletricidade, o que mais faria falta pra você ?

Resposta: Resposta pessoal (Alimentos, internet, música....)

 

 4) A lâmpada foi inventada no século 19. Que cientista foi responsável pela invenção da lâmpada ?

Resposta: Thomas Edison, em 1879





Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 8º ano

Tarefa do dia: 08/09/2020

Estudando e Aprendendo:

Exercícios

1) Explique o que é resistência elétrica

Resposta: É o grau de dificuldade que um material oferece a passagem da corrente elétrica

2) Um circuito elétrico de resistência igual a 15 ohms está ligado a uma tensão de 60 volts. Qual é a intensidade da corrente que passa pelo circuito?

U = R.i

60 = 15.i

i = 60/15            : i = 4 A  (ampéres)

   

 3) Uma lâmpada está ligada a uma tensão de 200 volts. Sabendo que uma corrente de 2 ampéres passa pela lâmpada, qual é o valor da resistência do filamento dessa lâmpada?

U = R.i

200 = R.2

R = 200/2            ;         R = 100 ohms

 

4) O que é corrente elétrica?

Resposta: É o movimento (fluxo) de cargas elétricas negativas, quando submetidas a uma tensão elétrica.

 

 

5) Explique o que são resistores

Resposta: São componentes que reduzem a intensidade da corre






Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 8º ano

Tarefa do dia: 05/08/2020

Estudando e Aprendendo: Revisão

 

Correção da Revisão

Exercícios

1) Considere as listas a seguir referentes às estruturas e funções do sistema excretor humano.

I. Néfron

II. Bexiga

III. Uretra

IV. Ureter

a) Condução de urina para o meio externo.

b) Produção de urina.

c) Armazenamento de urina.

d) Condução de urina até o órgão armazenador.

Assinale a alternativa que associa corretamente cada estrutura à sua função.

a) Ia, IIb, IIIc, IVd

b) Ib, IIc, IIIa, IVd   X

c) Ib, IId, IIIc, IVa

d) Ic, IIa, IIId, IVb

e) Id, IIc, IIIb, IVa

2)Imagine que você foi ao médico e ele observou a presença de cálculos renais na região dos ureteres. Até serem eliminados, esses cálculos passarão por quais partes do sistema urinário?

a) Rim e bexiga.

b) Bexiga e uretra. X

c) Rim, bexiga e uretra.

d) Ureter e uretra.

3)Sabemos que a urina é formada nos rins, mais precisamente nos néfrons. O processo inicia-se com a filtração do sangue na região:

a) da cápsula renal. X

b) do túbulo renal.

c) do túbulo contorcido proximal.

d) da alça néfrica.

e) do túbulo contorcido distal.

4)Sabemos que o sistema endócrino é formado por glândulas endócrinas, ou seja, glândulas que produzem secreções que são lançadas diretamente na corrente sanguínea. Marque a alternativa em que são encontradas apenas glândulas do sistema endócrino.

a) Testículos, tireoide e glândula sudorípara.

b) Hipófise, tireoide e glândula sebácea.

c) Glândula sudorípara, glândula salivar e ovários.

d) Hipófise, tireoide e testículos. X

e) Testículos, ovários e glândula salivar.

5)Um determinado hormônio, liberado por certa glândula, remove o cálcio da matriz óssea, levando-o ao plasma. O hormônio e a glândula são, respectivamente:

a) Somatotrófico, hipófise;

b) Adrenalina, suprarrenal;

c) Paratormônio, paratireoide; X

6) Cite quais são os 5 sentidos e a importância de cada um

Audição, nos permite ouvir o perigo de longe; visão nos permite ver uma situação urgente; o tato nos faz sentir uma superfície ou ambiente prejudicial; o odor nos indica o cheiro de um alimento estragado ou envenenado , assim como o paladar nos dá o gosto de um alimento que traz risco

 

7) Podemos organizar o sistema nervoso humano dividindo-o em duas partes: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). Com base no seu conhecimento sobre o tema, marque a alternativa que indica corretamente as partes do SNC.

a) nervos e encéfalo.

b) encéfalo e gânglios.

c) gânglios e nervos.

d) medula espinhal e nervos.

e) medula espinhal e encéfalo. X

 

 







Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 8º ano

Tarefa do dia: 15/07/2020

Estudando e Aprendendo: Correção

 

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

Atividades

1) Explique a diferença entre recursos naturais renováveis e não renováveis

Resposta: os recursos naturais não renováveis se acabarão um dia, como petróleo e outros minerais, os recursos naturais renováveis podem ser repostos , como energia solar e eólica

 

2) Cite 3 tipos de recursos não renováveis usados na geração de energia elétrica

Resposta: Carvão mineral, gás natural e petróleo

 

3)Explique, resumidamente, como a força da água ajuda na produção da energia elétrica

Resposta: a água represada, quando liberada, passa com muita força por uma turbina, fazendo a girar. O movimento da turbina, que é ligada a um gerador, causa a geração da energia elétrica

4) Como as usinas hidrelétricas podem causar impactos socioambientais ?

Resposta: o alagamento da região pode causar remoção das populações locais, causando prejuízo econômico, e prejudicar seres vivos locais, sejam micro organismos , animais, plantas , entre outros

5)Qual é a diferença entre usinas hidrelétricas e usinas termelétricas ?

Resposta: Na hidrelétrica, utiliza-se a energia do fluxo da água para gerar energia, nas termelétricas, utiliza-se a queima de algum combustível para gerar vapor d’água, que movimenta turbinas para gerarem energia

6) Por que podemos dizer que a geração de eletricidade por usinas hidrelétricas não é totalmente limpa, isto é, não causa nenhum tipo de poluição?

Resposta: pois o alagamento causado leva a decomposição de matéria orgânica, que libera gases do efeito estufa, como o metano.

 

 _________________________________

 

 Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 8º ano

Tarefa do dia: 01/06/2020

Estudando e Aprendendo:

 

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

Obs: assistam aos vídeos dos dias 27 e 28 de maio para responderem a atividade

Atividades

1)Quais são os componentes do Sistema nervoso central e do Sistema nervoso periférico?

Resposta: SNC – formado pelo encéfalo e medula espinhal

SNP – formados pelos nervos cranianos e espinhais

2)Qual é a principal célula do tecido nervoso?

Resposta: é o neurônio

3)Qual a diferença entre o sistema nervoso somático e o sistema nervoso autônomo?

Resposta: o sistema nervoso somático possui fibras nervosas que que enviam impulsos nervosos do SNC para a musculatura estriada esquelética, com movimentos voluntários. O Sistema nervoso autônomo possuem fibras nervosas e gânglios que enviam impulsos nervosos a órgão e musculatura lisa e do miocárdio, com movimento involuntário.

4)Explique , resumidamente, como ocorre o ato reflexo

Resposta: o estímulo percorre o nervo sensitivo, que leva o estímulo até a medula. O estímulo passa para outro neurônio motor, que leva a informação até o músculo, causando a reação.

5)Cite quais são os lobos que formam o cérebro e a principal função de cada um deles.

Resposta: Lobo temporal atua no controle motor, lobo parietal, atuando na interpretação de estímulos, lobo occiptal, interpretando a visão e o lobo temporal, interpretando os estímulos sonoros

 

 

 ______________________________________________


Centro Educacional Saber é Viver
Ciências – Professor Rodrigo – 8º ano
Tarefa do dia: 20/05/2020
Estudando e Aprendendo: Correção

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

Atividades
1)Por que podemos dizer que a digestão começa na boca?
Resposta: pois a saliva contem enzimas que começam a digerir o amido

2)O intestino grosso tem como função:
a) a digestão mecânica do alimento.
b) a digestão de gorduras.
c) a digestão de proteínas.
d) a absorção de água.  X
e) a quebra de amido.


3)É correto afirmar que a absorção de nutrientes ocorre:
a) estômago
b) fígado
c) intestino delgado   X
d) intestino grosso


4)A digestão de gordura ocorre pela ação de:
a) sucos pancreáticos e bile   X
b) bile
c) saliva

5) Sabemos que os movimentos peristálticos ocorrem em vários órgãos do sistema digestório. No esôfago, a função desse movimento é garantir
a) que o bolo alimentar misture-se com o suco gástrico.
b) que o bolo alimentar seja misturado ao suco pancreático.
c) que o bolo alimentar chegue até o estômago.   X
d) que o alimento chegue ao intestino.
e) que o material resultante do processo de digestão seja eliminado

6) Qual é a importância do sistema respiratório?
Resposta: absorve o oxigênio do ar, que vai para o sangue e é levado a cada célula para produção de energia e retira o gás carbônico do sangue, que é produzido pelo nosso corpo, sendo um gás tóxico


7) Marque em que parte do pulmão ocorrem as trocas gasosas
a) bronquíolos
b) pleura
c) alvéolos   X

8)Qual é a importância do sistema cardiovascular?
Resposta: atua na circulação do sangue, que transporta nutrientes, gases da respiração, hormônios e várias outras substâncias importantes

9) Cite 3 doenças sexualmente transmissíveis
Resposta: Aids, sífilis e gonorréia

10) Qual é a importância dos métodos anticoncepcionais? Cite 3 exemplos de métodos anticoncepcionais
Resposta: ajudam a planejar a gravidez e , alguns evitam doenças sexualmente transmissíveis. Camisinha, pílula anticoncepcional e DIU, são exemplos de métodos usados para evitar gravidez.


______________________________________________

Centro Educacional Saber é Viver
Ciências – Professor Rodrigo – 8º ano
Tarefa do dia: 27/05/2020
Estudando e Aprendendo: Correção

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

Atividades

1) Explique o que são glândulas endócrinas e o que são hormônios
Resposta: são glândulas que produzem substâncias que são laçadas no sangue. Os hormônios são substâncias produzidas em glândulas. No sangue, essas substâncias são chamadas de hormônios.

2) Cite uma função importante das glândulas tireoide e paratireoide            
Resposta: a tireoide regula o metabolismo e a paratireoide, juntamente com a tireoide, regula os níveis de cálcio no sangue

3) Explique:
a) Nanismo – causa baixa estatura pela pouca produção de hormônio do crescimento
b) Acromegalia – crescimento exagerado das extremidades pelo excesso de hormônio do crescimento, na fase adulta
c) Gigantismo – estatura acima da média na adolescência por excesso de hormônio do crescimento
4) Qual é a importância das glândulas suprarrenais?
Resposta: Produz hormônios liberados em situação de estresse, como a adrenalina, por exemplo, preparando o corpo para fugir ou enfrentar uma situação de perigo
5) Qual é a importância do pâncreas ?
Resposta: produz hormônios que regulam a quantidade de açúcar no sangue



__________________________________________




Centro Educacional Saber é Viver
Ciências – Professor Rodrigo – 8º ano
Tarefa do dia: 20/05/2020
Estudando e Aprendendo: Correção

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

Atividades
1) Qual das alternativas abaixo contém apenas órgãos do sistema urinário?
a)Rim, ureter, útero e bexiga.
b)Rim, ureter, bexiga e intestino delgado.
c)Rim, fígado, bexiga e uretra.
d)Rim, ureter, bexiga e vagina.
e)Rim, ureter, bexiga e uretra.  X
2) Considere as listas a seguir referentes às estruturas e funções do sistema excretor humano.
I. Néfron
II. Bexiga
III. Uretra
IV. Ureter
a) Condução de urina para o meio externo.
b) Produção de urina.
c) Armazenamento de urina.
d) Condução de urina até o órgão armazenador.
Assinale a alternativa que associa corretamente cada estrutura à sua função.
a) Ia, IIb, IIIc, IVd
b) Ib, IIc, IIIa, IVd
c) Ib, IId, IIIc, IVa
d) Ic, IIa, IIId, IVb  X
e) Id, IIc, IIIb, IVa
3) Imagine que você foi ao médico e ele observou a presença de cálculos renais na região dos ureteres. Até serem eliminados, esses cálculos passarão por quais partes do sistema urinário?
a) Rim e bexiga.
b) Bexiga e uretra.  X
c) Rim, bexiga e uretra.
d) Ureter e uretra.
4) Sabemos que a urina é formada nos rins, mais precisamente nos néfrons. O processo inicia-se com a filtração do sangue na região:
a) da cápsula renal.  X
b) do túbulo renal.
c) do túbulo contorcido proximal.
d) da alça néfrica.
e) do túbulo contorcido distal.
5) Qual é a importância do sistema urinário
Resposta: filtra o sangue retirando resíduos tóxicos (excretas)




______________________
Centro Educacional Saber é Viver
Ciências - Professor Rodrigo -8º ano
Atividade do dia : 13/05/2020

Estudando e Aprendendo: Correção

Atividade

1)Quais são os 3 tipos de células presentes no sangue ?
Resposta: Células vermelhas, células brancas e plaquetas

2)O que é o plasma sanguíneo e qual é sua importância ?
Resposta: é a parte líquida do sangue, ajudando a transportar nutrientes, gases da respiração, fatores de coagulação e outras substâncias

3)Qual é a diferença entre o plasma e o soro do sangue?
Resposta: o plasma possui fatores de coagulação e o soro não.

4)O que são leucócitos e qual é sua importância?
Resposta: são as células brancas, responsáveis pela defesa de nosso organismo

5)Qual é a importância das plaquetas e como elas são formadas?
Resposta: são células formadas pela fragmentação de megacáriocitos. As plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue

_________________________________________


Centro Educacional Saber é Viver
Ciências – Professor Rodrigo – 8º ano
Tarefa do dia: 06/05/2020

Estudando e Aprendendo: Correção

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?


Atividades

1)Quais são os componentes do sistema cardiovascular?
Resposta: vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) sangue e coração

2)Cite 3 doenças do sistema cardiovascular
Resposta: hipertensão arterial, derrame cerebral e arterosclerose

3)O que é arterioesclerose ou arterosclerose e quais são suas consequências?
Resposta: é o acúmulo de gordura nas artérias, causando entupimento, podendo causar derrame ou infarto

4)Quais são os riscos da hipertensão arterial?
Resposta: pode causar derrame ou infarto

5)Explique como pode ocorrer o infarto do coração e suas consequências
Resposta: os vasos sanguíneos do coração se entopem, causando a morte
Do músculo cardíaco podendo levar a morte da pessoa


____________________________________


15/04/2020




Centro Educacional Saber é Viver
Ciências – Professor Rodrigo – 8º ano
Tarefa do dia: 08/04/2020

Estudando e Aprendendo: Correção

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?
Após assistir ao vídeo sobre métodos contraceptivos, responda as questões abaixo:
Atividades
1)Explique o que são métodos contraceptivos e sua importância
Resposta: São métodos utilizados para evitar a gravidez sendo importantes para um planejamento familiar. Alguns também podem evitas a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis.
2)Cite quais são os 4 tipos de métodos contraceptivos
Resposta: Podem ser medicamentos, procedimentos, dispositivos e comportamentos
3)Quais são os métodos contraceptivos que podem ser usados pelo homem?
Resposta: O preservativo masculino, a vasectomia e abstinência sexual
4)Um estudante disse que na vasectomia o homem parava de produzir espermatozoides. Você concorda? Explique
Resposta: Não. Pois na vasectomia, os espermatozoides, produzidos nos testículos, apenas não conseguem passar pelo ducto deferente para chegarem até a uretra.

5)Uma estudante disse que na laqueadura ou ligadura das tubas uterinas a mulher para de produzir óvulos, por isso não engravida. Você concorda? Explique
Resposta: Não. Pois na laqueadura os ovários continuam produzindo óvulos normalmente. Os óvulos apenas não conseguem se encontrar com o espermetazoide porque o caminho (as tubas uterinas) foi bloqueado.


22/04/2020

Centro Educacional Saber é Viver
Ciências – Professor Rodrigo – 8º ano
Tarefa do dia: 15/04/2020

Estudando e Aprendendo: Correção

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?
Após assistir aos vídeos e fazer a leitura do capítulo 4 (página 96 até 114) sobre DST’s/IST’s, responda as questões abaixo:
Atividades

1) Sobre o uso de métodos contraceptivos e as doenças sexualmente transmissíveis, marque a alternativa INCORRETA:
a) A camisinha é um método que previne a gravidez, além de proteger contra algumas doenças sexualmente transmissíveis.
b) O uso de anticoncepcionais orais, além de prevenir a gravidez, é eficaz na proteção contra DSTs. X
c) De todos os métodos contraceptivos, a camisinha é o mais eficaz na proteção contra DSTs.
d) Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem ser evitadas com medidas de higiene.

 2) A sífilis é uma doença transmitida pela bactéria Treponema pallidum. Essa doença é caracterizada por:
a) Inflamação no canal da uretra.
b) Feridas nos órgãos sexuais, conhecidas por cancro duro. X
c) Baixa na imunidade do portador.
d) Lesões dolorosas.
e) Lesões dolorosas e ulceradas em todas as partes do corpo.
3) A clamídia é uma doença causada por bactéria e normalmente se apresenta assintomática, entretanto pode desencadear alguns problemas de saúde graves. A respeito dos sintomas e consequências dessa infecção em mulheres, marque a alternativa correta:
a) A clamídia pode causar dores no pé da barriga, impedimento da gravidez ou gravidez tubária. X
b) A clamídia pode causar lesões dolorosas na vagina.
c) A clamídia pode causar pequenas verrugas na região genital.
d) A clamídia pode causar dores pélvicas e verrugas na região genital.
e) A clamídia pode causar baixa na imunidade, permitindo assim a contaminação por outras doenças.
4) A respeito das doenças sexualmente transmissíveis, marque a questão correta:
a) Todas as doenças sexualmente transmissíveis são caracterizadas pelo aparecimento de lesões.
b) A camisinha só é eficiente como método para proteger contra a gravidez.
c) Uma mulher grávida pode transmitir uma doença sexualmente transmissível ao seu filho. X
d) Toda DST é transmitida exclusivamente por relação sexual.
e) A AIDS, a sífilis, a gonorreia e a anemia são doenças sexualmente transmissíveis.
5) As doenças sexualmente transmissíveis podem ser causadas por diferentes agentes, tais como fungos, vírus, bactérias e protozoários. Entre as doenças abaixo, marque a única causada por um protozoário.
a) Aids.
b) Tricomoníase. X
c) Hepatite.
d) Candidíase.
e) Gonorreia.
6)O HPV provoca uma doença que ocasiona uma verruga genital, além de ter relação direta com o câncer do colo do útero. Analise as alternativas a seguir e marque o nome da DST provocada pelo HPV.
a) Herpes genital.
b) Gonorreia.
c) Sífilis.
d) Condiloma acuminado. X
e) Cancro mole.
7)A Aids é uma doença que se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema imunológico, o que desencadeia o surgimento de doenças oportunistas. Sobre a Aids, marque a alternativa correta:
a) A Aids é causada por um vírus chamado de HPV.
b) A Aids é transmitida exclusivamente por via sexual.
c) A Aids, se tratada precocemente, apresenta 100% de chances de cura.
d) O exame para detectar o vírus da Aids é feito por meio da coleta de sangue e não é disponível gratuitamente.
e) O uso de medicamentos antirretrovirais ajuda a aumentar a sobrevida dos soropositivos. X
8) Segundo o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, as doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa infectada e, geralmente, manifestam-se por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica uma informação incorreta a respeito das DSTs.
a) Toda DST apresenta sintomas característicos na região genital. X
b) A gonorreia e a tricomoníase são exemplos de DST.
c) A camisinha é uma das melhores formas de se evitar o contágio por alguma DST.
d)Todos os tipos de relação sexual podem transmitir DST.
e) Algumas DST podem ser transmitidas durante a gravidez da mãe para o bebê.


23/04/2020

Centro Educacional Saber é Viver
Ciências - Professor Rodrigo -8º ano
Atividade do dia : 22/04/2020

Estudando e Aprendendo: Correção

1) Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?
a) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal. X
b) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.
c) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório.
d) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.
e) As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois tanto no duodeno quanto no intestino grosso ocorrem digestão e absorção de nutrientes e de água.

2) O intestino grosso é um órgão de aproximadamente 50 cm de comprimento e 7 cm de diâmetro, podendo ser dividido em: ceco, colo e reto. Esse órgão está relacionado com:
a) a digestão mecânica do alimento.
b) a digestão de gorduras.
c) a digestão de proteínas.
d) a absorção de água. X
e) a quebra de amido.

3) O pâncreas e o fígado são glândulas anexas do sistema digestório humano. Entre as funções do fígado, destaca-se a capacidade de produção de uma substância que atua emulsificando gorduras, ajudando sua digestão. Essa substância recebe o nome de:
a) tripsina.
b) pepsina.
c) bile. X
d) amilase.
e) lipase pancreática.

4) O sistema digestório é formado por diversos órgãos que atuam juntos para conseguir retirar dos alimentos as substâncias necessárias para o nosso corpo. O amido só pode ser aproveitado após ser quebrado em partículas menores. Marque a alternativa que indica corretamente onde se inicia a digestão do amido.
a) boca. X
b) faringe.
c) estômago.
d) intestino delgado.
e) intestino grosso.

5) O esôfago é um dos órgãos que atuam no sistema digestório fazendo a ligação da faringe até o estômago.
Considerando seu papel no processo de digestão, assinale a alternativa que indica como o esôfago atua.
a) Através da liberação de ácidos.
b) Através de movimentos peristálticos. X
c) Através do esfíncter que se mantém aberto.
d) Através da ação de enzimas diluidoras do alimento.

6) O Sistema Digestório é dividido em duas partes, sendo uma delas o tubo digestório e a outra o órgãos anexos. O tubo digestório por sua vez é dividido em três partes: alto, médio e baixo.
Assinale a alternativa que indica quais são os órgãos que formam o tubo digestório.
a) Faringe, laringe, pulmão, pâncreas e fígado.
b) Boca, laringe, faringe, vesícula biliar e apêndice.
c) Estômago, intestino delgado, fígado e rim.
d) Laringe, estômago, pulmão, rim e fígado.
e) Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso. X
7) Qual é a imortância da digestâo?

Resposta: A digestão é importante por que nos fornece nutrientes que nos ajudam no desenvolvimento e funcionamento do organismo e na produção de energia para nossa sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário