Centro Educacional Saber é
Viver
Ciências – Professor
Rodrigo –8ºano
Tarefa Revisional do dia:
02/12/2020
Estudando e Aprendendo:
Vamos
praticar um pouco o que aprendemos?
Atividades
1) Como as drogas podem prejudicar nosso relacionamento com o
mundo ao redor ?
Resposta: a agressividade e introspecção causada pelo uso de
drogas pode levar ao afastamento do convívio sócia e gerar violência entre
pessoas
2) Como o cigarro prejudica nossa saúde?
Resposta: causando várias doenças cardiovasculares e
respiratórias, como câncer. Há também o prejuízo da saúde de quem convive em
ambiente com fumaça de cogarro
3) Como o álcool altera nosso organismo ?
Resposta: reduzindo reflexos e alterando nossa consciência,
podendo gerar comportamentos violentos
4) Explique como as drogas causam dependência química
Resposta: as drogas atuam numa área do cérebro responsável pela
recompensa, gerando sensação de prazer
5) Cite 3 tipos de drogas legais e 3 tipos de drogas ilegais
Resposta: legais: remédios,
cigarro e álcool
Ilegais: cocaína, heroína,
maconha
6) Qual é a diferença entre
legalização e liberalização das drogas ?
Resposta: Legalização - todo o processo das
drogas seria controlado pela legislação desde o plantio, passando pela produção
e sua distribuição. Tal qual acontece com as bebidas alcoólicas e o
tabaco.
Liberalização - seria deixar todos ou
certos tipos de drogas liberadas, circulando de forma legal.
7) Como poderíamos ajudar uma pessoa com problemas com drogas ?
Resposta: esclarecendo os efeitos e problemas que a droga traz pra
vida e para seu convívio
8) Cite 3 problemas psicológicos que as drogas podem causar
Resposta: esquizofrenia, alucinações e síndrome do pânico
9) O que é abstinência ?
Resposta: São sintomas que atingem o dependente químico, causando
desconforto psíquico (irritação, angústia, depressão, agitação, etc.) e até
fisico no caso de algumas drogas (alteração da frequência cardíaca e pressão
arterial, tremores, diarréia e sudorese) que acontece quando há uma redução
e/ou a diminuição do consumo recorrente e usual do abusador e do dependente
químico.
10) Explique o que são drogas alucinógenas, depressoras e
estimulantes
Resposta:
Alucinógenas: São aquelas drogas cujos efeitos são relativos à
distorção das atividades cerebrais, podendo causar perturbações quanto ao
espaço e tempo; distorções nos cinco sentidos e até mesmo alucinações
Estimulantes: Aumentam a atividade cerebral. Assim, dão sensação
de alerta, disposição e resistência, mas que, ao fim de seus efeitos, conferem
cansaço, indisposição e depressão, devido à sobrecarga que o organismo se
expôs.
Depressoras: Tais drogas apresentam uma diminuição das atividades
cerebrais de seu usuário, deixando-o mais devagar, desligado e alheio; menos
sensível aos estímulos externos
Centro
Educacional Saber é Viver
Ciências
– Professor Rodrigo – 8º ano
Tarefa do
dia: 07/10/2020
Estudando
e Aprendendo: Revisão para Prova
Correção
Vamos praticar um pouco o que aprendemos?
Atividades
1) Cite 2 tipos de materiais isolantes e 2 materiais
condutores
Resposta: Isolantes: plástico e borracha
Condutores: metais e água salgada
2) Qual é a função do fio terra em aparelhos elétricos?
Resposta: Faz com que o excesso de carga elétrica do corpo seja rapidamente
transferido ao solo
3) O que é um material condutor?
Resposta: Um material condutor deixa cargas elétricas se moverem com bastante
facilidade
4) Qual é a diferença entre usinas hidrelétricas e usinas
termelétricas ?
Resposta: Na hidrelétrica, utiliza-se a energia do fluxo da água para gerar
energia, nas termelétricas, utiliza-se a queima de algum combustível para gerar
vapor d’água, que movimenta turbinas para gerarem energia
5) Por que podemos dizer que a geração de eletricidade por
usinas hidrelétricas não é totalmente limpa, isto é, não causa nenhum tipo de
poluição?
Resposta: pois o alagamento causado leva a decomposição de matéria orgânica,
que libera gases do efeito estufa, como o metano
6) Como as usinas termelétricas podem causar impactos
socioambientais ?
Resposta: a queima de biodiesel ou
carvão aumenta a emissão de poluentes na atmosfera e a ocupação de grandes
áreas pode desocupar populações locais e devastar grandes áreas
7) Cite vantagens e desvantagens da geração de energia eólica
Resposta: vantagens: não emite gases
poluentes
Desvantagens: ruídos prejudiciais para a população
local
8) Explique o que é energia de biomassa
Resposta: usa como fonte a matéria
orgânica, liberando baixas quantidades de gases poluentes
9) Explique o significado de “energia limpa”
Resposta: é o tipo de energia que
libera baixas quantidades de poluentes ou nenhuma quantidade de poluentes no
ambiente, causando pouco ou nenhum impacto socioambiental
Centro
Educacional Saber é Viver
Ciências
– Professor Rodrigo – 8º
ano
Exercícios
da aula do dia: 22/07/2020
Estudando
e Aprendendo:
Atividades
1)Explique por que as usinas de biomassa podem ser
consideradas geradoras de energia limpa?
Resposta: Pois usam fontes de energia
renováveis e os gases liberados são filtrados
2)Qual é o nome das máquinas que transformam a energia dos
ventos em energia elétrica?
Resposta: Para a produção de energia
elétrica, são usados geradores que transformam a energia cinética do movimento
das pás.
3)Em que região do Brasil estão os maiores parques eólicos ?
Por que?
Resposta: No nordeste, pois há uma boa
disponibilidade de ventos
4)Explique como as marés produzem energia elétrica
Resposta: Com o movimento de subida e
descida das ondas, a turbina é acionada, gerando energia elétrica.
5)Cite algum exemplo de material que serve como fonte de
biomassa
Resposta: Bagaço de cana, resíduos de
madeira e lixo orgânico, por exemplo
Centro
Educacional Saber é Viver
Ciências
– Professor Rodrigo – 8º ano
Tarefa
do dia: 15/07/2020
Estudando
e Aprendendo: Correção
Vamos praticar um pouco o que
aprendemos?
Atividades
1) Explique a diferença entre recursos
naturais renováveis e não renováveis
Resposta: os recursos naturais não renováveis se acabarão um dia, como petróleo e
outros minerais, os recursos naturais renováveis podem ser repostos , como
energia solar e eólica
2) Cite 3 tipos de recursos não
renováveis usados na geração de energia elétrica
Resposta: Carvão mineral, gás natural e petróleo
3)Explique, resumidamente, como a força
da água ajuda na produção da energia elétrica
Resposta: a água represada, quando liberada, passa com muita força por uma
turbina, fazendo a girar. O movimento da turbina, que é ligada a um gerador,
causa a geração da energia elétrica
4) Como as usinas hidrelétricas podem
causar impactos socioambientais ?
Resposta:
o alagamento da região pode causar remoção das populações locais, causando
prejuízo econômico, e prejudicar seres vivos locais, sejam micro organismos ,
animais, plantas , entre outros
5)Qual é a diferença entre usinas
hidrelétricas e usinas termelétricas ?
Resposta: Na hidrelétrica, utiliza-se a energia do fluxo da água para gerar
energia, nas termelétricas, utiliza-se a queima de algum combustível para gerar
vapor d’água, que movimenta turbinas para gerarem energia
6) Por que podemos dizer que a geração
de eletricidade por usinas hidrelétricas não é totalmente limpa, isto é, não
causa nenhum tipo de poluição?
Resposta: pois o alagamento causado leva a decomposição de matéria orgânica, que
libera gases do efeito estufa, como o metano.
Centro Educacional Saber é Viver
Ciências
– Professor Rodrigo – 8º
ano
Exercícios
da aula do dia: 08/07/2020
Estudando
e Aprendendo: Correção
Atividades
1) O que é eletrização? Cite 3 exemplos
Resposta: é o processo de tornar um corpo eletricamente neutro em um
corpo eletricamente carregado. Há 3 tipos: eletrização por atrito, por contato
e por indução
2) Qual é a diferença entre materiais condutores e isolantes?
Resposta: Um material condutor
deixa cargas elétricas se moverem com bastante facilidade, já nos isolantes, as
cargas não se movem com facilidade, oferecendo grande resistência.
3) Qual é a importância do fio terra em aparelhos elétricos?
Resposta: Faz com que o excesso de
carga elétrica do corpo seja rapidamente transferido ao solo.
4) Cite os 3 tipos de eletrização e explique cada um deles
Resposta: eletrização por atrito: quando esfregamos dois corpos, alguns
desses elétrons migram de um corpo para o outro.
Eletrização
por contato : Este tipo de eletrização ocorre quando um corpo condutor está
carregado e entra em contato com um outro corpo. Parte da carga irá ser
transferida para o outro corpo.
Eletrização
por indução : A eletrização por indução pode ocorrer sem contato entre os
corpos. Quando um corpo eletrizado (indutor) é aproximado de um condutor
(induzido), inicialmente neutro, induz neste uma distribuição de cargas.
5) Cite 2 materiais isolantes e 2 materiais condutores
Resposta: Isolantes: plástico e
borracha
Condutores: metais e água salgada
Centro
Educacional Saber é Viver
Ciências
– Professor Rodrigo – 8º ano
Tarefa do
dia: 16/09/2020
Estudando
e Aprendendo
Exercícios
1) Quando a pilha foi inventada ? Por qual cientista?
Resposta: Em 1775, por Alessandro
Volta
Resposta: Desenvolveu um dispositivo
gerador de corrente elétrica
Resposta: Resposta pessoal (Alimentos,
internet, música....)
Resposta: Thomas Edison, em 1879
Centro
Educacional Saber é Viver
Ciências
– Professor Rodrigo – 8º ano
Tarefa do
dia: 08/09/2020
Estudando
e Aprendendo:
Exercícios
1) Explique o que é resistência elétrica
Resposta: É o grau de dificuldade que
um material oferece a passagem da corrente elétrica
2) Um circuito elétrico de resistência igual a 15 ohms está
ligado a uma tensão de 60 volts. Qual é a intensidade da corrente que passa
pelo circuito?
U = R.i
60 = 15.i
i = 60/15
: i = 4 A (ampéres)
3) Uma lâmpada está
ligada a uma tensão de 200 volts. Sabendo que uma corrente de 2 ampéres passa
pela lâmpada, qual é o valor da resistência do filamento dessa lâmpada?
U = R.i
200 = R.2
R = 200/2
; R = 100 ohms
4) O que é corrente elétrica?
Resposta: É o movimento (fluxo) de
cargas elétricas negativas, quando submetidas a uma tensão elétrica.
5) Explique o que são resistores
Centro
Educacional Saber é Viver
Ciências
– Professor Rodrigo – 8º ano
Tarefa do
dia: 05/08/2020
Estudando
e Aprendendo: Revisão
Correção
da Revisão
Exercícios
1) Considere as listas a seguir referentes às estruturas e
funções do sistema excretor humano.
I. Néfron
II. Bexiga
III. Uretra
IV. Ureter
a) Condução de urina para o meio externo.
b) Produção de urina.
c) Armazenamento de urina.
d) Condução de urina até o órgão armazenador.
Assinale a alternativa que associa corretamente cada
estrutura à sua função.
a) Ia, IIb, IIIc, IVd
b) Ib, IIc, IIIa, IVd X
c) Ib, IId, IIIc, IVa
d) Ic, IIa, IIId, IVb
e) Id, IIc, IIIb, IVa
2)Imagine que você foi ao médico e ele observou a presença de
cálculos renais na região dos ureteres. Até serem eliminados, esses cálculos
passarão por quais partes do sistema urinário?
a) Rim e bexiga.
b) Bexiga e uretra. X
c) Rim, bexiga e uretra.
d) Ureter e uretra.
3)Sabemos que a urina é formada nos rins, mais precisamente
nos néfrons. O processo inicia-se com a filtração do sangue na região:
a) da cápsula renal. X
b) do túbulo renal.
c) do túbulo contorcido proximal.
d) da alça néfrica.
e) do túbulo contorcido distal.
4)Sabemos que o sistema endócrino é formado por glândulas
endócrinas, ou seja, glândulas que produzem secreções que são lançadas
diretamente na corrente sanguínea. Marque a alternativa em que são encontradas
apenas glândulas do sistema endócrino.
a) Testículos, tireoide e glândula sudorípara.
b) Hipófise, tireoide e glândula sebácea.
c) Glândula sudorípara, glândula salivar e ovários.
d) Hipófise, tireoide e testículos. X
e) Testículos, ovários e glândula salivar.
5)Um determinado hormônio, liberado
por certa glândula, remove o cálcio da matriz óssea, levando-o ao plasma. O
hormônio e a glândula são, respectivamente:
a) Somatotrófico, hipófise;
b) Adrenalina, suprarrenal;
c) Paratormônio, paratireoide; X
6) Cite quais são os 5 sentidos e a importância de cada um
Audição, nos permite ouvir o perigo de longe; visão
nos permite ver uma situação urgente; o tato nos faz sentir uma superfície ou
ambiente prejudicial; o odor nos indica o cheiro de um alimento estragado ou
envenenado , assim como o paladar nos dá o gosto de um alimento que traz risco
7) Podemos organizar o sistema
nervoso humano dividindo-o em duas partes: o sistema nervoso central (SNC) e o
sistema nervoso periférico (SNP). Com base no seu conhecimento sobre o tema,
marque a alternativa que indica corretamente as partes do SNC.
a) nervos e encéfalo.
b) encéfalo e gânglios.
c) gânglios e nervos.
d) medula espinhal e nervos.
e) medula espinhal e encéfalo. X
Centro
Educacional Saber é Viver
Ciências
– Professor Rodrigo – 8º ano
Tarefa do
dia: 15/07/2020
Estudando
e Aprendendo: Correção
Vamos praticar um pouco o que aprendemos?
Atividades
1) Explique a diferença entre recursos naturais renováveis e
não renováveis
Resposta: os recursos naturais não
renováveis se acabarão um dia, como petróleo e outros minerais, os recursos
naturais renováveis podem ser repostos , como energia solar e eólica
2) Cite 3 tipos de recursos não renováveis usados na geração
de energia elétrica
Resposta: Carvão mineral, gás natural
e petróleo
3)Explique, resumidamente, como a força da água ajuda na
produção da energia elétrica
Resposta: a água represada, quando
liberada, passa com muita força por uma turbina, fazendo a girar. O movimento
da turbina, que é ligada a um gerador, causa a geração da energia elétrica
4) Como as usinas hidrelétricas podem causar impactos
socioambientais ?
Resposta: o alagamento da região pode
causar remoção das populações locais, causando prejuízo econômico, e prejudicar
seres vivos locais, sejam micro organismos , animais, plantas , entre outros
5)Qual é a diferença entre usinas hidrelétricas e usinas
termelétricas ?
Resposta: Na hidrelétrica, utiliza-se
a energia do fluxo da água para gerar energia, nas termelétricas, utiliza-se a
queima de algum combustível para gerar vapor d’água, que movimenta turbinas
para gerarem energia
6) Por que podemos dizer que a geração de eletricidade por
usinas hidrelétricas não é totalmente limpa, isto é, não causa nenhum tipo de
poluição?
Resposta: pois o alagamento causado
leva a decomposição de matéria orgânica, que libera gases do efeito estufa, como
o metano.
_________________________________
Ciências
– Professor Rodrigo – 8º ano
Tarefa do
dia: 01/06/2020
Estudando
e Aprendendo:
Vamos praticar um pouco o que aprendemos?
Obs: assistam aos vídeos dos dias 27 e 28 de maio para
responderem a atividade
Atividades
1)Quais são os componentes do Sistema nervoso central e do
Sistema nervoso periférico?
Resposta: SNC – formado pelo encéfalo
e medula espinhal
SNP – formados pelos nervos cranianos e espinhais
2)Qual é a principal célula do tecido nervoso?
Resposta: é o neurônio
3)Qual a diferença entre o sistema nervoso somático e o
sistema nervoso autônomo?
Resposta: o sistema nervoso somático
possui fibras nervosas que que enviam impulsos nervosos do SNC para a
musculatura estriada esquelética, com movimentos voluntários. O Sistema nervoso
autônomo possuem fibras nervosas e gânglios que enviam impulsos nervosos a órgão
e musculatura lisa e do miocárdio, com movimento involuntário.
4)Explique , resumidamente, como ocorre o ato reflexo
Resposta: o estímulo percorre o nervo
sensitivo, que leva o estímulo até a medula. O estímulo passa para outro
neurônio motor, que leva a informação até o músculo, causando a reação.
5)Cite quais são os lobos que formam o cérebro e a principal
função de cada um deles.
Resposta: Lobo temporal atua no
controle motor, lobo parietal, atuando na interpretação de estímulos, lobo
occiptal, interpretando a visão e o lobo temporal, interpretando os estímulos
sonoros
Centro Educacional Saber é Viver
a)Rim, ureter, útero e bexiga.
b)Rim, ureter, bexiga e intestino delgado.
c)Rim, fígado, bexiga e uretra.
d)Rim, ureter, bexiga e vagina.
e)Rim, ureter, bexiga e uretra. X
2) Considere as listas a seguir referentes às estruturas e funções do sistema excretor humano.
I. Néfron
II. Bexiga
III. Uretra
IV. Ureter
a) Condução de urina para o meio externo.
b) Produção de urina.
c) Armazenamento de urina.
d) Condução de urina até o órgão armazenador.
Assinale a alternativa que associa corretamente cada estrutura à sua função.
a) Ia, IIb, IIIc, IVd
b) Ib, IIc, IIIa, IVd
c) Ib, IId, IIIc, IVa
d) Ic, IIa, IIId, IVb X
e) Id, IIc, IIIb, IVa
3) Imagine que você foi ao médico e ele observou a presença de cálculos renais na região dos ureteres. Até serem eliminados, esses cálculos passarão por quais partes do sistema urinário?
a) Rim e bexiga.
b) Bexiga e uretra. X
c) Rim, bexiga e uretra.
d) Ureter e uretra.
4) Sabemos que a urina é formada nos rins, mais precisamente nos néfrons. O processo inicia-se com a filtração do sangue na região:
a) da cápsula renal. X
b) do túbulo renal.
c) do túbulo contorcido proximal.
d) da alça néfrica.
e) do túbulo contorcido distal.
5) Qual é a importância do sistema urinário
Resposta: filtra o sangue retirando resíduos tóxicos (excretas)
15/04/2020
22/04/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário